27 janeiro, 2011

Informações para viajantes part II

O Orkut também tem servido de fonte de informações para viajantes pelo acesso de comunidades específicas para o interesse do intercambista ou mochileiro. No meu caso, tenho acessado frequentemente as comunidades sobre Dublin / Irlanda. As comunidades que mais acesso são:


É muito fácil de procurar as informações. Alguns moderadores apresentam os principais tópicos na descrição da comu, cada tópico tem o título bem explícito, é fácil de se achar.

Essa é minha outra dica.
Boa pesquisa!

Informações para viajantes

Como estou na minha atividade rotineira da madrugada de buscar informações por tudo na internet e estou conversando com a galera sobre onde buscar essas informações, pensei agora em postar aqui uma breve lista de blogs que costumo ler e algumas comunidades no orkut que muito me auxiliam na busca de informações tais como: procura de apartamento e emprego, clima na Irlanda, o que pôr nas malas, lojas, etc.

Imagino que alguns leitores do meu blog viajarão para Irlanda para me visitar, certo? Então precisarão de informações e dicas para preparar as malas, conhecer os pontos turísticos e pubs (para os bebuns) de Dublin e elaborar roteiros para mochilão na Europa. Abaixo lista dos blogs que mais acesso e os links já direcionando para as informações listadas:

Clima
Dossiê Irlanda 
Irish Experience 

Preparar as malas
Dossiê Irlanda 
E-dublin 

Sotaque Irlandês
Dossiê Irlanda 

Lojas de roupas
Vida na Irlanda
Irish Experience 

Lojas de decoração e assemelhados
Vida na Irlanda

Pubs e Restaurantes
Vida na Irlanda

Alimentação
Dossiê Irlanda 

Pontos turísticos na Irlanda 
Vida na Irlanda
Dossiê Irlanda 
Irish Experience 
E-dublin 

Mapa de Dublin
E-dublin
Vida na Irlanda 

Transporte
Irish Experience 

Viagens pela Europa
Vida na Irlanda
Irish Experience 

Bom, são algumas sugestões de leitura, claro que enquanto vocês lêem um post, irão ler outros no mesmo blog e descobrir outros blogs também. Se acharem algum interessante, fiquem a vontade de sugerir.
Na minha lista de blogs vocês verão outros muito bons que não mencionei aqui.

Abraços e boa leitura

26 janeiro, 2011

Despedida Part II

A despedida part II foi ontem na minha casa.

Eu bem faceira no Royal com a minha irmã, Dafne e a minha sobrinha, Julia, quando de repente liga a Franciéle querendo ir em casa "tomar chimarrão" as 9 da noite ¬¬
Bom, como sou meio patetona, até achei estranho, mas a Fran é meio imprevisível... e vizinha... vai saber. "Acho que eles querem dar uma caminhada e ver a Julia", dizia a Dafne. E então eu pensei numa cervejinha nesse calorão de quase 40ºC, nhami.

10 da noite e nada... quase colocando meu pijama, apita o interfone. "É a Fran", ou sei lá como disseram, porque foi a Dafne que atendeu. Quando a Dafne abre a porta, entra o Heber, a Tais (grande surpresa, pois não os esperava ), o Frederico e a Fran. Todos eles com muitas cervejas e um panelão de molho para cachorrinho (by the way, especalidade da Fran, hein, hein, delicious).

Graaande surpresa, amei!
Obrigada queridos por rechear meus "ansiosos" dias com surpresas muito agradáveis. 

Entre conversas e tentativas de jogar Imagem e Ação, War ou Poker, faltou luz, brincamos com a Julinha, e claro, conversamos muuuuuito sobre viagens, Irlanda, França (o próximo a viajar é o Heber), Egito (Vanuta chegando em +- 2 semanas)... enfim, Europa!   

22 janeiro, 2011

Filmes sobre a Irlanda

A fim de me preparar para conviver com a língua ainda tão desconhecida para mim: Irish English - inglês irlandês, tenho assistido muitos filmes (em inglês e legenda em inglês, claro). Até agora só consegui assistir alguns e tenho outros na minha lista de espera. Ah, se alguém tiver sugestões, agradeço =) 

Um deles é o Leap Year (tradução literal: Ano Bissexto, tradução oficial brasileira: Casa Comigo), filme muuuuito bonitinho, um romance "a lá Hollywood" (prefiro filme europeu mesmo) mas é bom para relaxar e fantasiar um pouquinho com algum possível romance na Irlanda ;). E é melhor ainda para aprender um pouquinho o tal Irish accent (sotaque irlandês). 

Outra característica ótima do filme são as paisagens lindíssimas do interior da Irlanda. Quero conhecer tudo e depois conto para vocês como é a sensação de caminhar por lá.



Outro romance Hollywoodiano é o P.S. I love you. Esse é mais profundo e instigante para ver o que rola no campo emocional das personagens. Nesse filme, vemos algumas paisagens, já que não se passa totalmente na Irlanda, mas também nos EUA. A trilha sonora foi o que mais me encantou... e o um personagem (mas não o protagonista) nativo da Irlanda também me encantou, pois é interpretado por não menos que o charmoso e encantador Javier Bardem (uu-ii).




O primeiro filme (desses que já mencionei) que assisti foi o Once (Apenas uma vez), com cenas por toda Dublin, ótimo para conhecer a capital e claro, o sotaque, já que a maioria dos atores são irlandeses mesmo. Assim como PS I love you, baixei a trilha sonora e a-mei. Os atores principais são músicos na vida real, e isso que torna mais interessante de assistir. O filme é musical, mas não como esses hollywoodianos como Moulin Rouge, mas simples e intimista.



Um filme que assisti recentemente foi o Fifty Dead Men Walking (O espião). O sotaque é bem forte, mas como o filme se passa na Irlanda do Norte e ainda não consigo reconhecer o sotaque de nativos de Dublin  muito bem, não sei se é o mesmo sotaque da República da Irlanda. O filme é baseado na vida real de um cidadão irlandês, Marty McGartland, que se envolve com o IRA e ao mesmo tempo, servindo de espião no IRA, com a polícia britânica. Bem político. pois retrata uma realidade irlandesa, e muito interessante.


Ainda tenho a minha lista de filmes a assitir:
How about you?, Michael Collins, Becoming Jane, Dancing at Lughnasa.

E alguns para rever
King Arthur, The Count of Monte Cristo, My left foot.

Sugestões?


21 janeiro, 2011

Despedida Part I

Ontem o encontro com meus amigos no Bar da Rua foi demais.
Conversamos, fofocamos, ri muito, comi, bebi, pagaram minha conta ;) revi pessoas que não conversava há muito tempo, vi outras pela última vez (até 2012 genteem), vi uma que ainda verei na europa em algumas semanas e estive com aquelas pessoas especiais que sempre estiveram ao meu lado e tenho certeza que verei até meu último dia no Brasil.    

Amizade é uma coisa especial. Ao refletir todo esse ano e muito ultimamente sobre amizades, vejo que fica  mais evidente que cada um tem uma forma de amar, de ser amigo. Eu adoro meus amigos de uma forma que muitos podem não entender, assim como os meus amigos podem me adorar de maneira que também não compreendo. Mas a pessoas são assim, identidades diversificadas. Amigo é aquele que entende e aceita as diferenças, as manias.. desde que não prejudique ou ofenda.

Amo meus amigos, adorei que alguns deles foram na minha junçaõzinha de despedida, espero ver todos os outros amigos em outras junções (pois essa foi apenas parte I) e que guardemos esses últimos momentos juntos no coração: só coisas boas, festas, alegrias... 

E já digo, mudar de país por um ano mexe muito. Abala os sentimentos.  

19 janeiro, 2011

Despedidas já começando

Yay, depois da minha pré-despedida na Cachaçaria (que foi pretexto para uma junção mesmo) com queridos amigos das Letras, dia 20 de janeiro faremos a "Despedida da Soft Part I" lá no Bar da Rua, em Santa Maria.

Essa festinha contará com a presença de outros amigos e colegas do curso de Letras, mas claro que todos meus amigos que não se enquadram nessa categoria estão convidadíssimos.

Será bem legal, visto que será uma das minhas últimas festas que farei aqui no Brasil até eu viajar e já sei que pessoas que adoro muito já confirmaram.

Apareça lá, dia 20/01/11 a partir das 18:30.
O endereço está ali abaixo.
  

14 janeiro, 2011

Falta 1 mês

Estou em contagem regressiva para minha viagem à Dublin. 
Tenho conversado com muitos brasileiros que estão lá, que estão se preparando para ir, que já voltaram, que conhecem alguém que está lá... está sendo muito legal esse intensivão de informações. Falo com essa galera principalmente pela internet, onde conheci muitos em comunidades do orkut, msn, blogs em que os autores relatam suas experiências.

Agora tenho que rever minha TO-DO LIST.

1. Documentos: ok, aguardando o restante da agência;

2. Malas: tenho a mala, mas e o que levar? Isso me amedronta =)
No entanto, tenho lido muitas dicas da galera quanto ao que levar, então já me decidi: levarei apenas uma mala cheia (até onde sei a cia aérea Iberia permite até duas malas de 32Kg, se for mais tem que pagar por excesso de bagagem ou pela mala extra) e o resto de roupas, principalmente as de verão e calçados, comprarei lá ;) A galera diz que roupa é muito barata e que se eu sou consumista (sou sim) trarei o dobro do que eu levar, portanto, levarei apenas metade do que tenho direito no avião.

3. Localização: tenho alguns endereços, tenho estudado os mapas no google... por enquanto está legal, mas tenho que pesquisar mais.

4. Moradia: bom, verei isso quando chegar lá. Como ficarei duas semanas em acomodação da escola, terei um tempinho para escolher um lugar para dividir com colegas ou pessoas que já estejam lá. O princípio é o mesmo de Santa Maria: por ser cidade de estudante, sempre têm estudantes com bilhetinhos em comus de orkut ou na escola oferecendo vaga no ap, etc. Não me preocupo com isso. 

5. Trabalho: ah, o trabalho.. é, lá que verei... vamos ver como a crise econômica na Irlanda me "ajudará" com esse quesito principal (preciso achar um job em até 2 meses). Mas sou otimista, claro. Embora a ansiedade em pensar qual será meu job me perturbe...

6. Aulas: está tudo certo já, a agencia que fechou tudo com a EuroCollege, então tenho que me preocupar com o "lá". Ainda terei alguns dias antes das minhas aulas iniciarem, então está beleza. Enquanto isso caminharei pela city, largarei muuitos CVs por lá, será o máximo! 

7. Plano de viagens: embora muitas pessoas que eu converso já tenham um roteiro de viagens, tanto pela Irlanda como Europa mesmo, eu ainda não tenho. Esperarei chegar lá. Já sei de uns lugares que não quero ir ainda pois esperarei minhas visitas brasileiras chegarem para viajar, mas enquanto estiver lá penso em roteiros alternativos =)

05 janeiro, 2011

Primeiro post

Esse primeiro post serve de apresentação das minhas atividades atuais “pré-viagem” e falar um pouco sobre como foram esses últimos meses antes de ir para a Irlanda.

Primeiramente, apresento a vocês o endereço do meu antigo blog que parei de atualizar em outubro de 2010 www.apropriamente.blogspot.com Ali encontrarão algumas reflexões bem introspectivas sobre minha vida nos últimos três anos.  No entanto, esse blog atual conterá informações acerca meu ano de 2011 em Dublin, na Irlanda e após isso, de volta ao Brasil.

Procurarei escrever sobre minhas novas experiências nessa nova cultura com pessoas diferentes de outras culturas que não somente irlandesa, ou mesmo européia.

Ainda no Brasil:

Minha decisão de planejar um intercâmbio na Irlanda aconteceu em julho, mas somente no final do ano que me envolvi nos procedimentos para a viagem, o que realmente efetivou os meus planos e pude dizer: estou indo morar um ano em Dublin. Essa minha decisão acarretou algumas mudanças na minha vida acadêmica e convívio familiar que admito serem bem difíceis de lidar (e que até agora estou ”processando”).

Enfim, o negócio é mudança! Ir em frente e evoluir para meu bem profissional (visto que sou estudante de graduação em Letras-Inglês e professora de inglês) e para meu bem individual de sustentação, percepção de responsabilidades e aprimoramento da minha percepção do mundo através do conhecimento de pessoas e de diferentes culturas.

Quando converso com meus amigos e família, percebo três diferentes níveis de atitude em relação a minha viagem: 1. Alguns estão tão ou mais empolgados que eu que chegam ao ponto de me mandarem recado perguntando a que pé está a coisa e desejam sucesso; 2. Outros, que algumas vezes esquecem que viajarei, não perguntam, mas quando falo algo, acham bacana; 3. Aqueles poucos que quando falo, pedem para não ouvirem sobre assunto: Irlanda.

O que quero dizer é que todos são meus amigos e sei que estão tanto felizes quanto tristes (assim como eu) pois esse sentimento dúbio é normal quando se fala em mudança. Aí vai minha dica as pessoas que pretendem fazer intercâmbio e não se animam se “desapegar” do país, amigos, família: sentimentos de amor pelos amigos, pai, mãe, namorado/a são infinitos e internos, não é a distância que mudará se esses sentimentos realmente forem verdadeiros. E ainda existe o skype e o MSN, que permitem que a distância diminua.

Então, que venha 2011 com tudo!
E irlanda que me aguarde