28 março, 2011

Chá de imigração

Finalmente meu GNIB!!

Hoje fiquei 4h e 40 min na Imigração. Peguei a senha, 113 pessoas na minha frente O.o
Fiquei sentada por uma hora... descasquei meu esmalte vermelho da unha... tentei ler um jornal até dormir sem perceber... quase caí da cadeira porque estava quebrada e não tinha reparado... Também galera, depois de 8h de trabalho hoje e noite mal dormida dá nisso. Bom, dei uma caminhada na rua para descobrir meu bus que devo pegar amanhã, tomei café... voltei! Mais 3h de "diversão". Bueno, logo chegaram alguns amigos da Cannon House (que serão meus vizinhos logo, yay) e virou farra. Também encontrei um amigo, o Bilal, que sempre encontro em lugares burocráticos. Bom, para os interessados em vir para viver na Irlanda, leiam o texto pois contarei como é na imigração com detalhes:

Chega lá e pega uma senha, mas tem que mostrar alguns documentos (o extrato bancário e seguro saúde, só). Outra pessoa pode pegar por ti, desde que essa pessoa não vá pegar para ela logo em seguida, pois para pegar a senha não perguntam o nome no sistema, mas pode pegar mal ir duas vezes seguida e o cara da senha reconhecer. Então se tu quer pegar a senha cedo mas só pode chegar tardão, pede para alguém ir lá pegar (desde que tenha esses documentos, claro). Ah, os horários de atendimento são: seg a qui das 9h às 22h, mas a senha só é liberada até as 20h. E sexta fica aberto até as 16h, e acho que sábado não abre.

Depois que pegou a senha, espera toda a viiiiida. Bom, isso depende do dia, horário... Normalmente pouco antes das 20h é mais tranquilo... mas não garanto. Como disse, depende do dia. Tem cadeirinhas para ficar sentado. Beleza! Tira um cochilo, assiste uma televisãozinha, lê um jornal... Ah, e brasileiro é o que mais vai encontrar. Escutará português em todos os lados, ceeerto. Aguarda que chamarão teu número na telinha.

Quando mostarem teu número no telão, vá para o guichê que eles indicarem. Então mostra os documentos requeridos: seguro governamental, extrato bancário (ah, em inglês se chama statement), passaporte. A carta da escola para a imigração será enviada para a escola quando tu solicitar previamente lá. Após entregar os documentos para a pessoa, ela sairá por alguns instantes para tirar uma cópia, não é porque tem algum porblema, ok? (eu achei isso, haha). Ela devolverá os documentos e pedirá para tu te virar para uma câmera para tirar um foto para a carteirinha GNIB, portanto, vá bonitinha/o, e não como eu de cabelo preso seboso e rosto rosa por causa do calorão que estava. Depois da foto pode voltar ao teu lugar que em +- 20 minutos te chamarão para pegar essa carteirinha. 

Chamarão pelo teu nome e nacionalidade. É muito engraçado a forma do irishman pronunciar os nomes brasileiros. Chega no guiche 1 e assina atrás da carteirinha. Sorria, você está legalisada para estudar e trabalhar na Irlanda.

26 março, 2011

Dia do Patricão

É galera, estou atualizando meu blog contanto as  minhas experiências aqui aos poucos, mas já está na hora de escrever um pouco sobre o Saint Patrick's Day.

St Patrick's Day (ou Dia de São Patrício no bom português ou dia do Patricão, para os íntimos) é o festival mais celebrado a Irlanda. O feriado acontece no dia 17 de março e celebra o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. 

Blá blá blá

Vamos ao que interessa: é um dia de desfile e de muuuita bebedeira e folia!! Isso ae, eu brinco que é um dia de carnaval mas sem a malícia toda que brasileiro adora. É um feriado nacional, portanto, o país inteiro celebra. Alguns lugares fazem feriadão, outros fecham a semana inteira. Já aqueles estabelecimentos que contam com a vinda dos turistas... ai pelo contrário, os funcionários trabalham mais ainda para atender às exigências de irlandeses e turistas. E como tem turista!!! As ruas viram uma torre de babel, nunca achei tão lindo caminhar nas ruas de Dublin nessa semana e no fim de semana depois do dia do Patricão.

O que o pessoal costuma fazer nesse dia
A partir do meio dia tem o desfile que percorre a O'Connell, dobra em algum lugar e acaba na Catedral de St Patrick. Eu assisti na frente da igreja, pois moro perto dali, já a maioria da galera (jovem principalmente) assiste na O'Connell, perto da Spire. Lá é mais muvuca, folia mesmo. Galera bebendo suas Guinness (ou Carlsberg, que as vezes é mais barata) e escondidinho. Onde eu estava era muita família, uns amores, todos muito patriotas. Criancinhas com rostos pintados com as cores da bandeira, chapéus, colares.. E adultos também, claro. Nunca vi tantas pessoas de verde juntas =). Como bons turistas e intercambistas, eu e meus amigos obviamente estávamos com nossas chapéus, camisetinhas verde e maquiagens. 

                                           Essa é a Catedral, estávamos bem em frente. 
                                           No outro lado tem um palanque com pessoas
                                           importantes, uii












                                        As minhas queridas flatmates, faltou os guris na foto.

O que rola nas festas
Após o desfile, a galera vai em peso para a região do Temple Bar, que é onde se concentra uma grande quantidade de pubs em Dublin. Galera na rua, muitos fantasiados (como exemplo um amigo que estava de super homem haha), bebendo escondido, pois a Garda, que é a polícia daqui, estavam apreendendo direto as bebidas alcoólicas. Isso tudo começa seguido do meio dia... como já mencionei antes em outro post, o pessoal começa a beber cedo aqui, então as festas não se prolongam tanto. Alguns decidem entrar em algum pub, outros (normalmente quem gosta de azaração ou economizar na bebida mesmo) preferem ficar na rua. Bom e o que eu fiz? Fiquei na rua até anoitecer (e sem beber, juro) e depois eu e meus amigos aqui de casa fomos fazer um tour pelos pubs. Entravamos nos pubs p/beber uma cerveja e então íamos a outro... E assim foi. Passei por uns 5 acho, não muitos... Tomamos só Heineken, que é muuuito boa.









                                  Amigos: Ex flatmates da Cannom House e as atuais flatmates

                                                                 Essa Garda...

É mais ou menos isso pessoal, se quiser saber mais coisas, deixe um comentário aqui :)
Até breve.

De casa nova

País novo, emprego novo, curso novo (conto sobre os dois últimos em outra ocasião), casa nova! Dia 10 foi meu primeiro dia na minha nova casa a uma quadra da St. Patrick Cathedral e umas 2 da Christ Church. Pertinho do Temple Bar (show de vizinhança) e do rio Liffey (sucesso de vista). 

Ainda não tenho fotos, mas quando tiver postarei aqui.

O pessoal de casa... só gaúchos!!! Estou muito bem acompanhada. Somos 6 compartilhando um espaço show. É uma casa muito bacaninha, aconchegante, tem um a lareira elétrica :O Adoooro. A casa é bem estilo européia: sala e cozinha junto. A porta da sala dá bem para a calçada pois não temos jardim. No início estranhei muito, pois sou guria de apartamento =P Mas agora tá bacana, acho até melhor pois é mais rápido para sair e chegar em casa. Sabe que estamos sem cortina e a janela dá para a rua... nos entitulamos a casa de  vidro do big brother ¬¬ hoje mesmo enquanto estávamos pela sala, um carinha ficou parado um tempo mostrando "os dedos"... tipo, hellooou?

Estranho é acostumar com o heater nas casas. Antes de tomar banho temos que ligar o heater para aquecer a água. Um saco, mas "acostumável" =D Agora estamos na primavera... ô beleza, o tempo já está mara. Tinha que ver o primeiro dia, parece que o clima mudou de acordo com a  mudança de estação. Muito doido (e otimo!). O clima está tão bacana que ontem eu fui no Stephen's Green Park e fiquei deitada no gramado, tomando um sol... e queimei levemente o rosto. Adoooro sol!!!! Sol quase todos os dias desde que cheguei, mesmo no inverno. Me disseram que esse ano está sendo atípico... sorte a minha.

A janela do meu quarto dá para a nossa vaga do carro que não temos na garagem. Pena que não é aberto para fazer churras... mas, estou na Europa, para que me queixar! Falando em churras, já estreamos nossa casinha com uma carne de forno com alguns amigos que vieram semana passada. Agora falta fazermos algum festerê =)

Aham, tem carnaval em Dublin sim

Quem diria, eu na Irlanda curtindo um carnaval bacana, e ainda ouso dizer que o dia que sai aqui foi melhor que meus últimos carnavais no Brasil. No domingo de carnaval fui na d two, pub muito bacana com uns três ou quatro ambientes. Ao chegar lá, bandinha de carnaval com as melhores músicas para agitar a galera. Em outro ambiente apenas música de DJ, mas só aqueeeelas músicas: samba, funk, pagode... algumas do Lulu Santos, e outras. E a pint (pint é a medida de 473ml nos EUA ou 568ml na Grã Betanha do copo que os bares aqui na Europa servem a cerveja) custava 3 euros (normalmente custa em média 5, 50 nos pubs). Falando em pint, acessei a wikipedia agora e li que em português a tradução é pinto (hehe) “O pinto imperial é equivalente a...”. Eu ri. Voltando... O bar é incrível, com outro ambiente aberto nos fundos. Recomendo para quem gosta de dançar, já que lá é um lugar grande, diferente de muitos pubs aqui, que são pequenos e então fica apertado quando tem muita gente.

Mais para o final da noite (veja bem, final de noite em festas é pela 1 da manhã, pois aqui em Dublin a maioria das festas começa no final da tarde e vão até o máááximo 2h) o pessoal ficou dançando na pista de dança, e tinha uma galera "não-brasileira" lá, os caras tentavam sambar, muito engraçado. 

Nos outros dias de carnaval outros pubs também ofereceram essa opção de festa brasileira para os dubliners. Sabe que tem muitos brazucas aqui em Dublin, muitos mesmo, me apavoro. Não tem como andar na rua e não ouvir uma palavra em português, ou mesmo ir a algum pub e não encontrar um brasileiro. Devo admitir que, mesmo sendo aconchegante saber que têm conterrâneos aqui, dá uma sensação estranha perceber que não precisamos falar inglês para morar anos nessa cidade.

O negócio é sair, trabalhar, ir a escola e fazer muitas amizades com "gringos" para praticar i inglês.

25 março, 2011

Voltando

Bueno galera, aqui estou eu de volta.

Sei que estou devendo atualização do blog, mas estive em período de mudança e fiquei umas 2 semanas sem internet em casa. Também estive enrolada com trabalho e afins.

Publicarei alguns textos sobre atividades que ocorreram ao longo dessas últimas semanas, então aguardem que lerão mais textos e fotos sobre minha experiência na terra dos Leprechauns =) 

04 março, 2011

Empregada, salariada (\o/) e outras conversas

Dinheiro? Nem a cor até agora. Mas do que reclamo... Já faz duas semanas que cheguei e consegui um emprego remunerado. Show! Aqui é diferente do Brasil, o pessoal paga semanalmente ou quinzenalmente. Alguuuuuns lugares pagam mensal, mas é difícil. E eu estou num job que é quinzenal ¬¬ Nossa, estou muito feliz, tenho muito a agradecer à Bruna, que me deu essa baita força. Obrigada Bruuu =)

E falando em emprego, agora que começará a alta temporada na Europa a coisa ficará melhor. Os restaurantes, bares e hotéis estarão contratando mais staffs, então galera, se liguem ;) Vamos continuar "perniando" e mandando CV's online. Olha as fotos abaixo de um restaurante em um bairro, colocaram uma plaquinha na vitrine pedindo garçom. Agora está aparecendo mais disso por Dublin.



Preciso contar, como Dublin está "pequena": todos os dias encontro alguém conhecido no ônibus, na rua, em alguma loja, em bairros! Hoje estava dentro do bus e ele parou na sinaleira em frente a uma escola, lá por Dublin 6... não sei bem. Enquanto olhava pela janela, lá estava uma colega espanhola esperando alguém, e me cumprimentou. Foi engraçado, nós duas rimos e nos abanamos. Tipo.. muito do além. 

E falando em ônibus, as fotos abaixo mostram o local (que já apresentei antes) onde pego o ônibus para ir e voltar do job, que é um prédio na UCD Universidade alguma coisa de Dublin (???)), quando eu estou/volto em casa. É na estação Heuston. Leiam as legendas.

Entrando pela portinha chegamos dentro da estação, que é tipo rodoviaria/aeroporto, com lojinhas de comida, etc. Bonitinha. Eu cruzo por dentro dela quando chego e para pegar o bus, pois moro a uns 10 minutos na parte de trás do Heuston Station.
 Aqui é no outro lado da rua, de onde tirei a foto anterior (a-áa!). Aquele "trenzinho à lá metro" ali é o LUAS. Nunca andei nele porque só pego bus.
E essa é a parada de ônibus, tcharaaam!!
É muito fácil andar e bus aqui, é tudo por numeração. Eu pego o 145 =)

Agora estou na busca por uma vaguinha de quarto single em algum ap... se alguém que mora em Dublin ler esse texto e souber de algo, me avisa? (perceberam o apelo?) O Dani me indicou uma vaga hoje, liguei para a menina mas o crinha que viu antes de mim adorou o ap... perdi =/ E também tive a oportunidade de dividir quarto num ap a ser alugado por amigos, mas infelizmente aconteceu o mesmo com eles quanto ao aluguel do ap todo. Pena. Enquanto isso estou muito bem acomodada num quarto duplo, mas estou solita =) Veremos até chegar alguém...

E hoje é sexta... estou sem grana... estou cansada... parceria sei que tenho, mas o que farei é assistir um filminho e descansar.

Boa friday night galera

02 março, 2011

Hey, I got another job!

Hoje tive que fazer a escolha mais difícil desde que cheguei na Irlanda: escolher em qual emprego ficar!

Fui indicada para um trabalho de cleaner. Coisa tranquila, limpar corredor e alguma salas num prédio de uma universidade. 12h/semana, mas com salário quinzenal. Ouviram bem? Salário! O outro job que eu adoreeeii é apenas por comissão: recebo uma quantia a cada venda somente.

Mas vocês devem ter se perguntado "Porque ela agora me vem dizendo que foi escolha difícil?" "Ela vai receber salário com beeeem menos esforço!". É difícil porque amei as pessoas do job "door-to-door", amei conhecer as casas e os irish, amei ter conhecimento e estar consciente de toda a estrutura de marketing e business. Me senti bem ao ter que falar com as pessoas sobre algo que eu já estava entendendo. Eu gosto dessa tarefa de falar com pessoas e de "vender" o que acredito ser bom. Nesse job eu tinha que conversar somente em inglês!!! Na marra. Eu passava 8 ou 9h só falando e pensando em inglês. E isso é ótimo.

Bom... mas isso, agora preciso conversar com meu trainner... ver quais os procedimentos necessários para sair de lá. E amanhã tenho que mostrar meu "melhor" sobre limpeza... (que ironia do destino) pois ainda estarei sob observação até sexta. Em termos de $$ esse novo job é só vantagem: gastarei menos passagens de bus, poderei pegar outro job pela manhã ou noite e ganharei salário com menos esforço. Mas e o inglês?? Nada, dividirei minhas tardes com brasileiras, amigona, mas falando português.

Estou feliz, mas admito que ter que deixar o primeiro job me entristece, e muito. Tira minha energia, pois ele era repleto de desafios e novidades a cada momento, o que me deixava muito animada e com muita gana de "crescer". Mas é assim, a vida é repleta de escolhas que fazemos.

01 março, 2011

E o cartão que não chega...

Estou aguardando o cartão do banco da Irlanda há uma semana já e nada.. ô ânsia maligna. 

Aqui na Irlanda, como entramos como turistas, ainda precisamos tirar o visto de estudante dentro de um mês. E um dos procedimentos para dar entrada no pedido do GNIB é possuir conta bancária e nela conter mil euros (isso até dia 1º de abril. Após essa data o valor será 3 mil euros. Então, já faz uma semana que abri a conta e nada do cartão, tô numa baita ansiedade.

Enquanto a ansiedade acontece, na escola... 

Durante a aula hoje de manhã soou o alarme... era treino para incêndio (posso dizer assim?). Nunca tinha participado de um... é tão "legáu". Isso porque sabíamos que não tinha fogo, claro. Pessoal desceu, na manha.. matamos uns 15 minutos de aula.

"Muvuca" dobrando a esquina da escola depois da evacuação

Caminhei horrores hoje. Tô economizando nas passagens de bus, então tenho caminhado ida e volta da escola. Pouts, cansa pra caramba!!! Tô viva, mas com os pés doendo desde quinta feira... mas eu sou forte e brasileira, eu aguento \o/


           No caminho do ap para a escola.

Meu dia acabou com  churrascão na casa da Bruna e Dantro. Ai como eles deixam meu estômago feliz com esses convites hehehe