Outono galera. Ando tão encantada com essa estação que toda vez que passo pelo parque St Stephen's Green no caminho para o trabalho eu paro e admiro as árvores secas e suas inúmeras folhas no chão. Não tem passeio mais legal em Dublin no outono do que caminhar nesses parques ou jardins. O parque Stephen's Green é grande, um quarteirão inteiro de verde, laguinhos, pontezinhas, quiosques, muitos banquinhos e muitas flores na primavera. Em um dos lados do parque tem o terminal da estação do luas que vai até Sandyford. E em outros dois lados muitas linhas de ônibus. Na esquina ainda tem o shopping center e uma rua muito conhecida, a Grafton Street, onde os artistas de rua, como músicos, malabaristas, etc se apresentam durante o dia para mostrar seu trabalho e ganhar um trocadinho. Nessa rua e no inicio do parque foi gravado as cenas inicias do filme Once. Adoro esses lugares, um dos meus preferidos em Dublin para passeios. Essa rua é muito movimentadas durante o dia em função das lojas e a noite em função das baladas, pubs e bares. Infelizmente não tenho as melhores fotos, mas assim que eu adquirir mais, vou atualizando o post.
Outono
Primavera
Mapa do parque
Além do St Stephen's Green, eu sugiro outros três lugares ótimos, que são os que já frequentei aqui em Dublin, mas claro que existem outros divinos que nunca visitei, portanto, não divulgo por falta de conhecimento. Um jardim muito bonitinho é o da Catedral St Patrick, aqui pertinho de casa. Lugar tranquilo, os país levam seus filhos para brincar... sua extensão é de apenas meia quadra, mas é muito aconchegante de sentar ali, seja no banco como no gramado, no verão ou primavera, para descansar. Já a partir de outono se torna difícil conseguir aguentar muito tempo parado, pois nos raros dias de sol, ele se põe já pelas 17h da tarde ainda no outono e venta muito nessa cidade. Eu adoro esse lugar, e assim como o St Stephen's Green, também muitas vezes é caminho para meus trajetos e lugar para minhas leituras. Esse lugar tem um valor especial para mim, não somente pelo visual pois fica ao lado da famosa catedral St Patrick, mas em função de pessoas importantes para mim que já encontrei ali.
Primavera / Verão
O maior parque da Europa está situado aqui em Dublin, o Phoenix Park, na parte sul da cidade. O parque é perfeito para caminhadas, corridas, pedaladas, esportes... qualquer atividade de exige grande espaço em um lugar fechado. Lugar perfeito para fazer picnics ou mesmo um churrasquinho com a galera. Claro, assim como em qualquer parque, esse também é perfeito para um chimarrão com amigos :) Eu admito que não costumo frequentar pois fica um pouco longe da minha casa e o visual não é tão bonito quanto aos parques que mencionei. Mas a sensação de estar no meio do verde é ótima. Ainda esse parque abriga o Zoológico de Dublin. Também não conheço pois a entrada custa 15 euros.. bom, não é prioridade no momento ;)
Primavera
E por último da minha lista, mas não o menos interessante, é a Merrion Square. Essa praça é muito legal, fica pertinho da National Gallery of Ireland e do National Museum of Natural History of Ireland (assim como o St Stephen's Green, já que a Merrion Square fica apenas umas três quadras dali). Essa praça possui o monumento do Oscar Wilde, famoso poeta irlandês, sendo uma de suas obras o romance O Retrato de Dorian Gray. O passeio é ótimo, o parque tem uma configuração bem detalhada, com diferentes trajetos e trilhas com muitas curvas. É ótimo passar alguns minutos conhecendo a praça. Também vemos muitos monumentos de diferentes personalidades e eventos. Um deles é a homenagem aos soldados da guerra, com uma chama ainda acesa (mas não chequei se é verdadeira ou aqueles efeitos com papel celofane (momento piadinha).
Dublin é fascinante para quem quer conhecer a cidade e não apenas trabalhar, fazer festa, andar com pessoas de sua nacionalidade em lugares óbvios ou ficar em casa por causa do frio. Sim, Dublin é fria, não tem sol todos os dias, venta muito no outono e inverno e chove a cada segundo nos períodos de chuva... Mas ao mesmo tempo, Dublin tem esses parques que são encantadores e cheios de historias, bem como as ruas com suas casinhas de tijolo marrom com escada na frente e portas coloridas, o que é super diferente do que eu estou acostumada de ver.