Olá! Volto hoje a atualizar meu blog com informações de viagens que fiz uns 2, 3 anos atrás. Nessa postagem vou falar um pouquinho das minhas viagens pela Espanha. Viajei para o país da dança Flamenga duas vezes. A primeira fui em Setembro de 2012, num outono bem legal com cara de verão. Nessa viagem eu conheci três cidades, sendo que com exceção de
Barcelona, visitei cada uma das outras cidades em apenas um dia. Na segunda ida, em Novembro do mesmo ano, fiquei apenas em Barcelona por uma semana, passei o dia em uma praia (quase) deserta em outra cidade e passei pela ilha Tenerife, que é parte da Espanha. Falarei um pouco das outras cidades em outra publicação, pois aqui o foco é BARCELONA!!
Minha primeira ida a Espanha foi com minha prima, que passou uns dias de férias na Europa. Foi uma viagem muito legal! Parceria 100% ótima! Nos divertimos muito passeando pela cidade, pontos turísticos e bares. Lá me hospedei na casa de um amigo, portando não tenho dicas de acomodações. Cheguei na cidade vindo de Dublin, portanto, de avião. Abaixo algumas dicas.
Transporte
Para ir ao centro de Barcelona partindo do aeroporto,
ônibus de linha tranquilo bem em frente a saída do Aeroporto El-Prat e trens, chegando por dentro do aeroporto mesmo, a toda hora (informações nesse link).
A capital da Catalunha, Barcelona, é cheia de pontos turísticos e é possível se localizar muito bem. A distância até o
centro de ônibus leva em torno de 40 minutos, podendo variar dependendo do trânsito,
claro. Já o trem é o transporte que indico por se localizar do lado interno do aeroporto e por isso ser de fácil acesso.
Chegando no centro pode pegar
um metrô até o bairro destino utilizando o mesmo
bilhete adquirido para o trem. O bilhete para transportes públicos é muito acessível financeiramente.
Sugiro que compre um "T10", ou seja, pagando 9,50 euro (valores de 2012, conferir atualizações) tu tem direito a 10
passagens, sendo que em 1 hora (se não me engano, ou mais) tu pode usar o mesmo
ticket para mais de um transporte. Então se tu pegar o trem e logo após pegar o metrô/ ônibus / Tram, usará o
mesmo ticket, gastando não mais que 0,90 centavos. Espanha é o país mais barato
para transporte público que eu já conheci.
Então, em qualquer estação de trem, metrô e tram tu encontrará máquinas para compra desses tickets. Aceitam tanto dinheiro como cartão, fácil
fácil. Ah, não esqueça de sempre validar o cartão nas maquininhas que
encontrará dentro do tram ou ônibus, pois os fiscais passam mesmo, eu vi duas
vezes.
Em todas as estações de trem encontrará estações de metrô ao lado, assim como em
qualquer cidade que já visitei, então se tu está viajando por interrail ou por
conta mesmo, é mais fácil para chegar até o centro de trem . Agora, se é de ônibus, a
estação de metrô vai ficar a algumas quadras da estação, então se tu
carrega mala, será uma caminhadinha chata. Maaas, para isso que
existem os táxis (ridicularmente barato). Paguei em torno de 7 euros para andar cerca de
15minutos. Vale muito a pena andar de táxi pela Espanha. No entanto, se por alguma
razão precisa ir até o porto de Barcelona, então é melhor pegar um ônibus específico
até o terminal que necessita chegar pois a distância será mais longa (o táxi me custou cerca de 20euros).
Pontos turísticos
Como mencionei antes, não parei em hostel, então não tenho indicações de hotel / hostel. No entanto, indicação de pontos turísticos e bares é o mais tenho =)
Park Guell é o meu lugar favorito, construído pelo Antoni Gaudi, que é famozérrimo em Barcelona por sua arquitetura moderna e completamente original. Galera, a entrada é franca! Minha dica é ir num dia de sol, leva teu chimarrão, caminhe pelas trilhas e depois sente no grande terraço para admirar a vista. Gaudi se inspirou muito por elementos da natureza facilmente reconhecidos em suas obras como movimento de ondas, do vento, etc. É um "must see". Tem alguma taxa somente para entrar no pequeno museu, onde era a casa que ele morou por alguns anos. E não esqueça de dar ma passadinha no giftshop e comprar os souvenirs para os amiguinhos hein.
La sagrada família é uma igreja com cara de casa mal assombrada (ok, eu sei que soa incoerente, mas essa é minha percepção da arquitetura, tá hehe). A construção é linda, mas inacabada. Não se espante se tu veres andaimes e construção no topos das torres. É sempre assim, mas nos postais certamente não vemos graças ao photoshop. A visita por dentro é incrível, na época o bilhete custava 16euros mas veja no site oficial os preços atualizados. A arquitetura é algo que tu nunca viu antes, é magnífico cheio de detalhes. Meus amigos, onde me hospedei na segunda vez que estive em Barcelona, moravam há umas 2 quadras da igreja, então eu passava quase que diariamente por lá, e nunca enjoei de parar por um instante para admirar. A primeira vez que vi a igreja eu parei em um restaurantezinho numa esquina para almoçar uma paella e beber uma sangria. Foi uma ideia ótima.
Outras construções famosas do Antoni Gaudi são Casa Milà (conhecida como Casa Pedrera) cuja arquitetura única não envolve um único traço em linha reta. As paredes externas imitam ondas. Logo quase na frente, encontramos a Casa Batlló, ambas abertas a visitações, os preços dos ingressos nos sites. Eu não entrei, mas só a arquitetura me deixou d queixo caído.
La Pedrera |
Casa Batlló |
O Museu Nacional de Arte é show. Passamos horas olhando as obras de todos os tempos. Fica ao topo da Plaaza España (Praça Espanha) e merece um passeio que envolve o dia inteiro. A praça é gigante e envolve muitos, muitos degraus com direito a escada rolante ao ar livre para quem não aguenta. E viva a modernidade. A vista da frente do museu é esplendida, pois como é no topo do parque, a vista privilegia grande parte da cidade. Mas antes de chegar ao topo, Plaaza España é parada obrigatória. Dica: vá a noite para ver o espetáculo das águas dançantes da fonte, que acontece alguns dias da semana. A praça lota! É muito divertido.
Agora vamos ao caminho para o museu:
Ah, outro passeio obrigatório são La Rambla de Barcelona. É uma rua/calçadão longo, cerca de 1Km de comprimento, que atravessa o centro de "fora a fora" e acaba no porto. Por essa rua encontramos algumas das atrações da cidade que já mencionei. Essa rua é repleta de lojinhas, principalmente para turistas, e tem alguns bares escondidos pelas ruelas que desembocam do caçadão, super legal. E ao lado leste, encontramos o Bairro Gótico não deixe de conhecer de dia (para ver as lojinhas alternativas) e de noite (para sentir o clima gótico e obscuro das construções). É um Must see!
Ahhh e a praia Barceloneta!!!
E as festas... Foi muita diversão. Aqui vão algumas fotos de algumas das muitas festas que fiz, em bares/balada que não recordo os nomes. Just for fun! Falarei sobre as outras cidades que visitei na Espanha na próxima postagem.
Bar chamado Espit chupitos!!! |
Não lembro o nome desse bar. Era tipo um boteco mas bebíamos espumante hehe |
Aqui foi no 100 Montaditos (recomendadísimo, caneca de cerveja por 1 euro) |
E depois fomos ao bar irlandês George Payne |
Esse bar é chamado "Silencio" ou "Segredo", não lembro. |
Nossa noite de glamour no Shôko |