Minha mãe e irmã sempre me perguntam o que ando comendo aqui em Dubin. "Tá te alimentando bem, né Soft?" "O que tem ai em Dublin que aqui no Brasil não tem?" "Não tá comendo só massa né?" Pior que TÔ. Mercado aqui na Irlanda é muito barato, no entanto, comer fora em restaurantes, cafés, lancherias ou mesmo pubs é bem caro (com exceção do Mc Donalds, Burger King, etc.).
Esse prato sem graça é da minha primeira semana em Dublin
Esse estava mais caprichado ;)
Não é necessário gastar mais que 80 euros em comida em casa. Sempre comi pão de sanduiche integral, que no Brasil um pacote de 500g custa 4 reais, aqui um de 800g custa 0,79 cents (o mais barato) sendo que os mais carinhos não passam de 2,50 euros pelo que vi até agora. Macarrão é barato, encontramos miojo por 0,15 - choquem. Se tu não te importa em comprar qualquer marca para economizar, compras obrigatórias são no Lidl ou TESCO. São duas redes de supermercado gigantes na Irlanda e com produtos baratíssimos, sendo que vários produtos são da própria marca TESCO. É muito barato comer aqui sim, o problema é que é fácil enjoar da mesma alimentação de todo o dia. Sardinha e atum também são muito baratos, molho pronto custa metade do preço do Brasil, já a carne vermelha... ai a história se prolonga. A carne vermelha comprada em mercado é muito ruim, muito gordurosa, tem um cheiro esquisito. Guisado (carne moída para o resto do país) é nojento, pelo menos o que eu já vi. Agora... quer comprar carne de boa qualidade? Paga mais caro. No mercadinho brasileiro a gente sempre compra a costela desossada para churras, quase 4 euros o Kg e muito boa. Eu gosto de comprar linguiça no mercadinho polonês, boa e baratinha também. Queijo não é tão barato não hein, e pizza congelada achamos no Iceland, no shopping Ilac por 1,50 euros. Batata congelada e já cortada para assar é o que achamos de mais barato, é possível achar 2Kg por +- 1 euro, mas dificilmente compro pizza e batata. E os valores das verduras são como no Brasil. Chocolate também é barato, leite condensado regula de valor com Brasil e muitos, mas muitos muffins nos mercados e cafés =) Muito comum aqui são os mercadinhos menores, que vendem de tudo como o SPAR e CENTRA. Tem um a cada 2 quadras praticamente mas os valores nem chegam perto dos baixos preços do Lidl e TESCO, com exceção de algumas promoções.
Indo as compras
Magnífico
Delicioso
E os pratos típicos irlandeses?
Não comi nada típico ainda. A grana tá curta então almoço só em casa e levo lanche pro job. Mas o que é muito tradicional aqui é o Irish breakfast, que normalmente servem em restaurantes até meio dia e é uma baita refeição. Inclui salsichão, batata, feijão, ovo... e uma pint de Guinness para os fãs =) Dá uma olhadinha no artigo na Wikipedia sobre culinária Irlandesa. Ainda vou provar esse breakfast. E os horários aqui são bem diferentes do Brasil. As aulas vão até 13h e normalmente o pessoal almoça de tarde mesmo, e não meio dia. Aqui não tem coisas exóticas não, tudo bem parecido com o Brasil. Considerando que a maioria dos restaurantes são de outras nacionalidades e que tem muitos mercados indianos, poloneses, asiáticos... o pessoal aqui tem uma alimentaçao bem variada.
Sempre gostei de cozinhar, então aqui em casa eu adoro me voluntariar para fazer brownies, feijão, lasanha... é o que mais faço na verdade ;) Aprendi a receita de um bolo de caneca. Esse da foto foi o primeiros que fiz, mas depois descobri uma receita mil vezes melhor \o/
E para finalizar o texto contarei o que descobri nas cozinhas daqui que mais me deixou emocionada: o abridor de latas muito prático, é só prender e girar, olha a foto =D Se quiserem saber algo mais específico, deixe um comment aí. Até o próximo post galera.