09 julho, 2011

roupas em diferentes estações na Irlanda

Hoje o assunto é que roupas trazer para irlanda. Quatro amigas minhas que virão à Dublin, algumas para me visitar e outras para morar, me fizeram algumas perguntas como: "Que tipo de roupas levo?" "Casaco: levo ou compro ai?". Bom, Como passei por apenas duas estações e meia, darei minhas opiniões.

Primeiro, vocês têm que levar em consideração que eu sou uma pessoa friorenta, odeio frio, passo muito frio, sofro com o frio... deu para entender? Cheguei no final do inverno, os -2ºC que peguei de madrugada não era mais frio que Bagé no inverno rigoroso. Então para quem conhece esse clima de Bagé e região, e virá final de novembro/início de dezembro ou fevereiro, sabe que não é necessário usar mais que 2 blusões e um casaco bem grosso no início e final de inverno aqui em Dublin. Já o invernão louco aqui me disseram que é terrível. Dezembro do ano passado e janeiro desse ano nevou muito, mais do que o normal. Então casaco de neve é importantíssimo, mas esse se adquire aqui. Ou seja, tu que virá para passar o inverno rigoroso e chegará no final de outono ou inverno mesmo, traz teu casaco mais grosso para chegar aqui do aeroporto-casa e depois compra um casaco de neve e outros mais grossos (o que não é caro, acredite). Se virá agora no verão/início de outono, não traz o teu casaco mais grosso não, aqui é muito muito muito barato.     

Se vai vir agora por agosto ou setembro, traz um casaco meia boca. Final de setembro já estará mais friozinho, pelo que me disseram, pois será inicio de outono, então traz uma graninha extra e vê se compra um casaco aqui. Dica: Não enche a mala de roupas para vir, pode comprar algumas coisinhas aqui e volta pro Brasil com a mala carregada: 32Kg ;)

Para quem vai morar um ano aqui:
A maioria das meninas dão a dica de trazerem suas calças jeans do Brasil, pois aqui a medida do corpo feminino é diferente... bom, não sei. eu trouxe algumas, mas não uso muito jeans, então não precisei e nem quis comprar ainda, portanto, não sei se é mito ou fato. Mas por via das dúvidas, traga. Não precisa trazer a mala cheia hein, se tu quer trabalhar aqui, comprar roupas aqui é muito barato, foi o que fiz, trouxe uns 20Kg, só o básico e estou comprando roupichas, sapatos, cremes, acessórios, etc aos poucos. 

Traz um tipo de sapato que quiser, e não esqueça de trazer o tênis mais confortável que tem, pois a gente caminha muito aqui em Dublin (a não ser que queira pagar bus toda hora que quiser caminhar pelo centro,a tarifa não é tão barata não, confirma no post que já publiquei aqui sobre transportes). Ah, uma coisa importante para adquirir aqui é galocha, principalmente no verão que chove muito. É muito barato, levarei várias para o Brasil =).

Para quem virá no verão ficar não mais de um mês: 
O verão em Dublin não passa de 20ºC, mas venta muito, então eu sofro ainda com frio. Apenas uns 3 dias dos 4 meses que estou aqui eu usei camiseta de manga curta na rua, isso quando tinha sol. Já os europeus têm usado camiseta desde no final da primavera... Como disse antes, depende de cada um. E também se tu pretende viajar para outros países, tem aqueles que são super quentes, como Espanha, Itália, França... Então traz camisetas, tênis confortável, sapatinho para sair mais arrumadinha, sandalha, chinelo, casaco mais ou menos grosso por via das dúvidas e algum fininho.  

Para quem virá no inverno ficar não mais que um mês:
Aquelas dicas de antes: um casaco mais grosso que tu tem e um mais ou menos. Ah, traz alguns fininhos também para usar debaixo do grosso, pois a maioria dos lugares são quentes, é necessário tirar o casaco pois suamos. Traz umas 2 básicas e alguns cachecóis, pois como temos que ficar tirando roupa, é ruim usar básicas todo o temo já que tu vai querer tirar para aliviar o calor no pescoço, por isso os cachecóis: prático. Ah, deixe para comprar botas grossas, com pelinhos dentro e para neve aqui, é muito barato. Traz pijama com calça e camisola, pois dependendo de que tipo de acomodação ficará, poder ser muito quente mesmo no inverno. Deixa para comprar pantufa aqui (3 euros par).

Bom, gente, por enquanto é isso, sei que lembrarei de mais informações depois, mas preciso postar logo, já que estou devendo essas infos há muito tempo para minhas amigas =D

Próximo assunto: mala de mão. Cya guys.

Castelo de Malahide

Decidi que todos os fins de semana quero fazer alguma viagem ou passeio por Dublin, pois minha semana anda muuuito complicada de tanto trabalho e aula. Então nesse sábado eu e mais 3 casais (eu segurando vela, normal, mas não me importo pois gosto muito desses meus amigos) fomos conhecer o castelo de Malahide, um bairro em Dublin.





                        cemitério atrás do castelo

Castelo lindo, me arrepiei toda quando entrei na sala. Pagamos para entrar e ouvir uma vozinha gravada explicando a história dos antigos moradores, o que eram os cômodos e a data e origens dos móveis. Era uma visita guiada, íamos indo de quarto em quarto ouvindo e olhando (e tirando fotos escondido, pois não é permitido). A cada momento, aquela imaginação de como eles viviam lá, andavam, conversavam...

A parte mais legal que gostei são as salinhas com umas 3 ou 4 poltronas para leitura. É uma espécie de sacada fechada, pois eles precisavam de bastante iluminação já que a maioria dos dias em Dublin, exceto verão, são nublados eu chove. Fiquei imaginando as madames com aqueles vestidos gigantescos lendo um romance a luz do sol com vistas ao jardim lindíssimo em frente ao castelo. Me imaginei ali sentada nesse cenário, tão legal. Outro cômodo que gostei muito foi a biblioteca: uma mesa linda com motivos celtas, livros antiguíssimos uma vez que o castelo foi construído em torno de 1178 (algo assim) pela família Talbot. Eu não li nem ouvi nada a respeito, mas deviam ter médicos que moraram no castelo em algum período, pois haviam vários livros de medicina e algumas ferramentas para necessidades médicas emergenciais. E o curioso foi ver alguns livros novos sobre arquitetura em uma das prateleiras :) dos restauradores, provavelmente.

        Nessa mesa té hoje são oferecidos banquetes
   "Unknown picture" algo assim, esqueci. Ou seja, não
   se sabe quem é esse Lord (um gato por sinal), portanto, 
   consta como "desconhecido".  
   Os quadros com pinturas de sombras foi o que mais 
   me encantou

               A tal biblioteca. Olha a mesa, linda.

Outra coisa que pensei, e preciso pesquisar, é como que o castelo virou patrimônio do governo... Estava abandonado? Alguma família havia comprado dos originais? Ou mesmo descendentes da família cuidavam/moravam? Preciso descobrir, isso foi na década de 70. Os móveis são lindíssimos, me impressionei com o quarto e brinquedos de criança, parece tão assustador olhar daquela forma, tudo em demostração e muito antigo. Outra coisa curiosa é como os móveis estão conservados. Acredito que inúmeras restaurações foram feitas e acredito que até substituições, já que a sala de jantar com aquela mesa enoooorme ainda é utilizada em banquetes de gente riquíssima aqui em Dublin.






Dizem que o castelo é mal assombrado por 5 fantasmas ex moradores. Eu achei muito engraçado quando eu e Carol estávamos prestando atenção na fala e de repente uma porta se abre, sozinha, devagar... e o segurança do outro lado nos olha parado e diz "buu, a ghost". Rimos muito.

Depois fizemos um pic nic no gramado, primeiro no jardim, depois mais adiante, perto das trilhas. Tarde agradabilíssima, tranquila, divertida. De quebra ainda fomos num pub muito charmoso comer alguma coisa e depois mais algum tempo na praia. O pub é demais, decoração mais que original. Já o visual na beira mar, genteeem, lindo de morrer, preciso voltar lá com mais calma. Para quem está em Dublin ou virá, Malahide deve ser um destino certo ;)


                            Praia de Malahide

          Um dos melhores cafés que já fui em Dublin. 
          Decoração muito original.


   Enquanto olhávamos o cardápio, ele deixou copos 
   com limão e geo e uma garrafa de água. Atendimento 
   100%
Atenção especial para a Monalisa ao fundo.

Até a próxima história pessoal =)

02 julho, 2011

Eu conheci os Cliffs of Moher e Galway!

Bueno, esse post é premiado, 2 em 1. Há alguns domingos atrás fiz essa viagem para conhecer os penhascos, Cliffs of Moher, em County Clare (Condado de Clare), e ao final da viagem paramos em Galway, cidade a umas duas horas e meia de Dublin.



E lá nos cliffs...

A vista deles é uma das 7 belezas naturais do mundo com vistas para o oceano Atlântico, não é pouca coisa não gente. Ali naquela região foram gravados alguns filmes, como Harry Potter e Leap Year. A vista é deslumbrante, incrível como a natureza pode ser tão inspiradora. Minha opinião? Amei! sabe aquela sensação de esquecer todos os problemas, tarefas a fazer, crises existenciais...? Eu tive essa sensação. Fiquei em stand by por alguns momentos - enquanto não conversava com meus amigos ou ficava falando aleatoriamente, como sempre - refleti bastante sobre como a natureza é incrível e ajuda com que nos sintamos bem, em paz.

























Tivemos sorte que não tinha muito vento, como normalmente tem. Mesmo com a baita chuva pela manhã, abriu um sol maravilhoso, nosso dia foi perfeito lá (e ainda queimei meu rosto, pois me dei conta de pôr protetor solar na volta). Galera que vem para Dublin, não esqueçam do filtro solar, please.

Para mais informações sobre os cliffs, dá um olhadinha nesse site aqui e/ou nesse blog.

Já em Galway

Aaaadoooorei Galway. Chegamos na parte central da cidade, havia um barzinho com uma bandinha tocando algumas músicas irlandesas e uma galera sentada na volta, tomando a pint da tarde. O centro é bacaníssima, certo que voltarei a Galway para passar o dia. Tivemos apenas 1h lá para passear, ridículo, a cidade é muito lindinha. Tem uma rua bem estreita, acho que é uma das principais ali do centro turístico: rua charmosa, com vários pubs, restaurantes e lojinhas para turistas fazerem a festa. Recomendo gente. Sensação maravilhosa de cidade pequena e a conchegante.

Bom, ficarei devendo fotos de Galway pois estão na câmera do Postal, assim como muitas outras nos Cliffs. Até a próxima