09 julho, 2011

Castelo de Malahide

Decidi que todos os fins de semana quero fazer alguma viagem ou passeio por Dublin, pois minha semana anda muuuito complicada de tanto trabalho e aula. Então nesse sábado eu e mais 3 casais (eu segurando vela, normal, mas não me importo pois gosto muito desses meus amigos) fomos conhecer o castelo de Malahide, um bairro em Dublin.





                        cemitério atrás do castelo

Castelo lindo, me arrepiei toda quando entrei na sala. Pagamos para entrar e ouvir uma vozinha gravada explicando a história dos antigos moradores, o que eram os cômodos e a data e origens dos móveis. Era uma visita guiada, íamos indo de quarto em quarto ouvindo e olhando (e tirando fotos escondido, pois não é permitido). A cada momento, aquela imaginação de como eles viviam lá, andavam, conversavam...

A parte mais legal que gostei são as salinhas com umas 3 ou 4 poltronas para leitura. É uma espécie de sacada fechada, pois eles precisavam de bastante iluminação já que a maioria dos dias em Dublin, exceto verão, são nublados eu chove. Fiquei imaginando as madames com aqueles vestidos gigantescos lendo um romance a luz do sol com vistas ao jardim lindíssimo em frente ao castelo. Me imaginei ali sentada nesse cenário, tão legal. Outro cômodo que gostei muito foi a biblioteca: uma mesa linda com motivos celtas, livros antiguíssimos uma vez que o castelo foi construído em torno de 1178 (algo assim) pela família Talbot. Eu não li nem ouvi nada a respeito, mas deviam ter médicos que moraram no castelo em algum período, pois haviam vários livros de medicina e algumas ferramentas para necessidades médicas emergenciais. E o curioso foi ver alguns livros novos sobre arquitetura em uma das prateleiras :) dos restauradores, provavelmente.

        Nessa mesa té hoje são oferecidos banquetes
   "Unknown picture" algo assim, esqueci. Ou seja, não
   se sabe quem é esse Lord (um gato por sinal), portanto, 
   consta como "desconhecido".  
   Os quadros com pinturas de sombras foi o que mais 
   me encantou

               A tal biblioteca. Olha a mesa, linda.

Outra coisa que pensei, e preciso pesquisar, é como que o castelo virou patrimônio do governo... Estava abandonado? Alguma família havia comprado dos originais? Ou mesmo descendentes da família cuidavam/moravam? Preciso descobrir, isso foi na década de 70. Os móveis são lindíssimos, me impressionei com o quarto e brinquedos de criança, parece tão assustador olhar daquela forma, tudo em demostração e muito antigo. Outra coisa curiosa é como os móveis estão conservados. Acredito que inúmeras restaurações foram feitas e acredito que até substituições, já que a sala de jantar com aquela mesa enoooorme ainda é utilizada em banquetes de gente riquíssima aqui em Dublin.






Dizem que o castelo é mal assombrado por 5 fantasmas ex moradores. Eu achei muito engraçado quando eu e Carol estávamos prestando atenção na fala e de repente uma porta se abre, sozinha, devagar... e o segurança do outro lado nos olha parado e diz "buu, a ghost". Rimos muito.

Depois fizemos um pic nic no gramado, primeiro no jardim, depois mais adiante, perto das trilhas. Tarde agradabilíssima, tranquila, divertida. De quebra ainda fomos num pub muito charmoso comer alguma coisa e depois mais algum tempo na praia. O pub é demais, decoração mais que original. Já o visual na beira mar, genteeem, lindo de morrer, preciso voltar lá com mais calma. Para quem está em Dublin ou virá, Malahide deve ser um destino certo ;)


                            Praia de Malahide

          Um dos melhores cafés que já fui em Dublin. 
          Decoração muito original.


   Enquanto olhávamos o cardápio, ele deixou copos 
   com limão e geo e uma garrafa de água. Atendimento 
   100%
Atenção especial para a Monalisa ao fundo.

Até a próxima história pessoal =)

2 comentários:

  1. Obaaaa...Qdo for a Dublin, vc vai me levar no castelo, na praia e no pub é claro!!!
    Adorei a história, acho o máximo este senso histórico que eles tem, o cuidado e a preservação. Muito Bom!!!
    E adorei a idéia de ir passear todos os finais de semana, isso realmente é uma beleza!!!
    Bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário