03 maio, 2016

4 dias de turista em Istambul

Pois depois de duas vindas a Turquia, posso afirmar que 4 dias de turismo em Istambul é suficiente. Somando todos os dias que fiquei em Istambul nas minhas duas estadias. foram 20 no total. Claro que a dica é para turistas / mochileiros / viajantes que ficam pouco tempo em cada capital. Na minha segunda vinda eu fiquei aqui por duas semanas e fiz muita coisa interessante. Mas esse meu texto é sobre minha experiência quanto a locais turísticos, comida, transporte.


Quando eu viajo eu gosto de organizar meu roteiro por regiões no "mapa". Eu acabo sempre selecionando uma região para passar o dia, sem precisar pegar metro/ônibus para outras atrações turísticas. Assim que organizei os meus 4 dias de turista:

A primeira região que visitei foi Taksim. Não tem mesquitas para ver, mas a arquitetura é legal, e o clima boêmio a noite também. E como eu entro em tudo que é loja museu, galeria, e quando está quente eu sento por horas em parques, meu dia em nessa região rendeu. A segunda vez que fui, meu amigo turco nos levou nas ruas laterais de Taksim, onde muitos turistas não vão, e foi super legal ver aqueles prédios mais abandonados, bem como cafés menores e bares. Apesar de na rua principal a gente encontrar lojas de todas as grifes, desde MAC a H&M (lá é o local de compras genteim), essa região é de artistas - tudo muito underground, lojas com produtos artesanais e bares mais intimistas.

Monumento na praça (Taksim Square), onde tem o acesso ao metrô

Galeria de arte com exposições gratuitas de artistas locais. Vale a pena uma passada por á e ver as exposições

Bondinho que passa na rua principal

Galata Tower. Atração obrigatória. Paga-se uma taxa para subir na torre cuja vista dá para grande parte da cidade e o rio.
Igreja de Santo Antônio. uma das poucas igrejas católicas em Istambul






Os próximos dois dias foi em Sultanahmet, uma regão altamente turística. Em um dia conheci as duas construções mais famosas de Istambul: Mesquistas Azul e o Museu de Santa Sofia, bem como palácios e haréns ali na volta. Caminhamos muito na região, principalmente nas margem do rio Borphorus, que proporciona uma vista linda! Fui em vários dias lá nessa região, tomei café no terraço de um restaurante com vista para as construções, super recomendo!

Mesquita Azul

Vista do barco, transporte usado para atravessar o rio Bósforo que liga a parte européia e asiática.


Dentro da Mesquista Azul.

Museu Santa Sofia, que inicialmente foi uma igreja, então Basílica, adaptada para ser uma mesquista e então, algumas décadas atrás, museu que conta a história toda..









mesquita nas margens do rio.
Já o segundo dia em Sultanahmet foi destinado ao Grand Bazar e Spice Bazar, bem como caminhadas longas aos arredores. Vimos alguns palácios, mesquitas e haréns. Ah, e lojinhas de souvenirs não faltam, lá é o local para comprar muitas lembrancinhas e artigos para decoração.







Universidade de Istambul








O quarto dia foi em Kadikoy, onde fizemos logas caminhadas nas margens da baia para ter uma vista excelente da parte asiática. Kadikoy é uma ótima região para curtir o clima jovem e bares. É calmo, é tranquilo, com um clima bem alternativo. Se eu fosse escolher um lugar para morar nessa cidade, seria lá. O principal acesso é de barco, e não é uma área muito grande, dá para conhecer tudo apé, uns 2 dias serão suficientes. Fui em bares super legais lá, conheci muita gente bacana. Lá não tem ponto turístico famoso, mas tem muita paisagem e bares/lojas locais que vale a pena conferir.










Meu amigo turco e seus amigos. A  noite em Kadikoy é show!
Fomos a um lugar que vende waffle belga, 14TL e escolhe os ingredientes a vontade. 




Esse foi meu roteiro brevemente descrito. Os detalhes, como museus para visitar ou arquitetura para admirar, depende do interesse de cada um. Claro que têm outros bairros para conhecer, principalmente aqueles aos arredores do Rio Bósforo, na parte européia, mas não tenho fotos, apenas parei por lá por alguns minutos, ou passei de carro/moto, então não tenho muito o que escrever. Quatro dias certamente não é suficiente - nem 20 são. Mas esses são os lugares  "must see" em Istambul. Aproveitem!


Um comentário:

  1. Olha noissss ali, heheheheheheheh!!!!!! Adorei a foto que apareço no cantinho do Grand Bazar com sacolas e tirando fotos, kkkkkkkkk!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário