Olá galera!
Aproveito esse post para dizer que sei que ando sumida do blog. Realmente não tenho postado muito frequentemente aqui. Não significa que não estou vivendo coisas interessantes não hein, mas que estou sem criatividade e ânimo para sentar na frente do notebook para contar as minhas histórias. Também pretendo publicar mais textos em inglês para meus amigos de outras nacionalidades lerem, como as meninas coreanas e a francesa. Anyway, preciso de mais motivação, prometo que pensarei mais nos meus leitores e blogarei mais seguido. Vocês sabem, quando quiserem ler mais, me cobrem.
Bueno, falarei um pouquinho sobre a celebração da sexta-feira santa e da páscoa aqui. Para começar, a maioria dos feriados nacionais na Irlanda são passados para as segundas-feiras e são chamados de bank holiday. Como assim? A sexta-feira santa (ou Good Friday, em inglês) que acontece nas sextas antes do domingo de páscoa não é feriado oficial aqui, como no Brasil. O feriado mesmo é na segunda (Easter monday), ou seja, não abre comércio, não tem aula, e todos enchem a cara no domingo. Por que? No idea, não perguntei para ninguém sobre isso, mas dá uma lidinha em alguns sites que estão hiperlincados aqui nesse texto, quem sabe tu acha a resposta. Esse post no e-dublin está ótimo também.
A minha escola, diferente da maioria, fez a semana passada toda de "férias" e a essa também será, já nesse caso, como algumas escolas. Algumas lojas também alteraram os horários de funcionamento na semana que antecedeu a segunda-feira de páscoa. Na sexta a cidade meio que parou, por exemplo, os museus alteraram os horários de funcionamento. Nenhum deles abriu na sexta, e no fim de semana foi diferenciado também; os mercados não venderam bebidas alcoólicas na sexta; os pubs todos fechados. Alguns restaurantes não vendiam bebida alcoólica para os clientes, e houve casos de alguns lugares como cafés de venderem bebidas sim. Isso dependia da intenção de cada dono ;) sexta foi um dia bem diferente, as ruas na região do temple bar estavam cheias, pois os pubs estavam fechados. A maioria dos irlandeses levam muito a sério a sexta feira santa aqui.
Sábado foi um dia tranquilo, lojas abertas, comércio normal. A diferença foi notada nos parques. O Stephen's Green estava lotadinho. Quase não havia gramado livre para sentar, achamos um cantinho e ficamos ali tomando um chimarrão e batendo papo. Tarde tranquila de sol, vale a pena mencionar também que os dias estão ficando cada vez mais longos e quentes. As meninas irlandesas já saem de saia e top com barriga de fora e meninos sem camisa no parque... isso com apenas 15º de tarde com solaço. Baixa o sol esfria: 6º de noite. Imagina o que usarão (ou não) no verão :0
Aqui não existe comercialização de ovos de páscoa como no Brasil. Nem de perto. Os irlandeses não fazem aqueeela propaganda para comercialização de chocolate, é bem tranquilo. Mas eu vi umas crianças no ônibus com orelhinhas de coelhinho feitas de cartolina pintado, uns amores, como no Brasil. Quem quisesse comprar ovo de páscoa que procurasse no orkut ou por contatos alguma brasileira que faz ovos de páscoa para vender. Nossa, tem cada ovo recheado... vi fotos, mas não encomendei porque a "recessão" não permite hehe.
Domingão de páscoa tranquilo marcado por uma tarde de futebolzinho, e depois uma feijoada aqui em casa com alguns amigos da terrinha dos pampas no Brasil. Muitas lojas e mercado abertos sim, foi um domingo tranquilo. Já a segunda também bacana, ruas mais movimentadas, sonzinho irlandês no bar Temple Bar... coisa linda. Café com as meninas e por fim aniver do amigão Abhner. Isso tudo marcou meu feriadão em Dublin. Quer saber um pouco melhor sobre a tradição desse feriado aqui na Irlanda? Acessa os sites que hiperlinquei lá no início do texto ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário