02 fevereiro, 2012

Então é natal e ano novo também!

Sei que esse texto não foi publicado na época certa - final do ano de 2011, mas de qualquer forma aqui está mais algumas palavras das minha experiência na Irlanda. Falarei sobre o natal e virada de ano novo em um post apenas. Não que cada um não tenha sido significativo, mas já adianto que foi muito similar as minhas comemorações no Brasil. Não poderei acrescentar muita informação nova, mas alguns fatos que aqui presenciei e ouvi são de muita curiosidade. Vamos lá.

O Natal aqui na Irlanda bem como na Inglaterra é celebrado de forma muito diferente do Brasil, claro. No entanto, existem algumas peculiaridades similares como a correria para fazer compras na véspera de natal, mercados lotados, árvores de natal, ruas decoradas e enfeites nas casas, celebrações nas empresas algumas semanas antes... Mas não podemos esquecer que aqui eles levam muito a sério todas essas festividades. Umas duas ou três semanas antes eles já começam a fazer festinhas em pubs, bares e boates, bem como festas particulares de natal. É comum vermos os homens vestindo blusões com alces na frente (não podemos esquecer que aqui é inverno) e mulheres com chapéu de natal e vestidos vermelhos ou como se fosse a mamãe noela... e curtiiiinhos como sempre. É comum também ouvirmos as músicas  natalinas nas festas. E toooodos cantam, e se divertem.

Meus colegas de apartamento, eee

Na véspera de natal todos os lugares fecham. Aqui natal é festividade de família. Como no Brasil, toda a galera se reúne e comem e bebem. Por dias!!! Dia 25: feriado. Dia 26: feriado. Da 27: FERIADO! Sim, feriado prolongado, sem contar que a semana inteira entre o natal e ano novo é férias coletivas. Mas claro, lojas e mercados continuam abertos Mas escritórios e escolas: fechados! E lá, depois no ano novo tudo reinicia no dia 3, pois dia 2 também é feriado. Os feriados depois do natal se devem a St Stephen's day. E dia 26, em qualquer lugar no reino unido é conhecido pelo Boxing Day. Dia onde todas as lojas oferecem desconto com até mais de 50%. Não foi tão grandioso como eu imagnava, pois a maioria das lojas já vinham oferecendo esses descontos há mais de semana. 

Na véspera de natal não é comum fazerem aquelas ceias completíssimas que fazemos no Brasil. O tradicional mesmo é na noite do dia 25. Peru, por exemplo, também não é tão típico mas encontramos aqui, já que essa tradição veio dos EUA e o Brasil adotou. Já no dia 25 sim que eles fazem almoços grandes e ceias de natal para os familiares. Eles servem bacon, mince pies (tortinhas doces de limão), bolo e pudim de natal...  e muita bebedeira, como tipico na Irlanda. As trocas de cartões de natal são muito comuns, bem mais do que estamos acostumados no Brasil. Bom, isso tudo eu sei porque observei no trabalho, e as pessoas me contam. Infelizmente não tive a chance de conviver com família irlandesa, então não presenciei no contexto familiar. 

Contarei um pouco do meu natal então... mais brasileiro impossível. Reuni alguns amigos aqui em casa e cada um trouxe um prato. Tivemos rabanada, farofa, salpicão, salada de maionese, torta de limão, e claro, o Peru (feito espetacularmente por mim). A maioria do pessoal era brasileiro, mas também tinham algumas amigas coreanas e  japonesa. Elas estavam, obviamente, inseridas numa celebração de natal brasileira. Com direito a ceiar depois da meia noite. 

ficarei devendo uma foto do peru, lindo e delicioso! =D




Já o ano novo foi um pouco diferente, não fiz festa em casa, como no natal, mas uma jantinha mais íntima, para meus amigos Fernanda e Alexandre, que vieram direto de Bristol, Inglaterra, para passar o ano novo e Dublin, comiigooo!! Eeee. Dessa vez a janta foi uma mistura de brasileira com uma pitadinha irlandesa e britânica, pois preparei um Mulled Wine, ou melhor, vinho quente, similar ao nosso quentão. Cozinhei lentilha, (que, modéstia a parte, ficou uma delicia).

Eu e Fernanda brindando com o mulled wine 


Bom, sobre as celebrações aqui na Irlanda.. como tradicional em qualquer país, aqui não é tão familiar como no natal, mas eles ainda fazem muita festa já que tiveram feriado beem prolongado. Todas as baladas abrem, inclusive alguns lugares para comer ficam abertos até as 3h da manhã também, o que não é comum. Todos os anos eles promovem shows no College Green, em frente a Trinity College com cantores famosos nacionalmente e alguns outros shows em outros lugares fechados. Ritmo de festa e mais bebedeira. Ah, esqueci de mencionar que nos dias 24 de dezembro de cada ano o Bono Vox se apresenta com seu violãoznho no St Stephen's Green. Esse ano contou também com a presença do Glen Hansard, do filme Once. Eu perdi.

Antes mesmo da meia noite do dia 31 de dezembro eu e meus amigos fomos caminhar pelo Temple Bar para procurarmos algum lugar para passar a virada. As ruas estavam lotadas e a imagem que mais víamos eram meninas muito bêbadas, sendo carregadas por amigos... lá pelas 11h da noite ainda. Isso se deve a esse costume que a Irlanda tem de fechar as portas das baladas antes mesmo das 3h da manhã, então a galera começa a beber muito antes. Bom, continuamos nosso rumo pelas ruas mais movimentadas de Dublin até chegarmos no pub onde meu amigo Didi trabalha, o Against the Grain. Pub muito intimista, aconchegante, os funcionários todos muito simpáticos. Ali passamos a virada com meus amigos com direito a uma pint for free. Foi uma noite agradabilíssima. Se quiserem ler mais um pouquinho sobre o ano novo aqui em Dublin, sob a perspectiva de outra pessoa, dá uma olhada no blog da minha amiga Fernanda

 Passeando pela tumultuada região temple bar com a Fer e o Alexandre

   Enfim escolhemos nosso pub para passar a virada: 
Against the Grain onde o Didi trabalha.

Essa é minha história de natal e ano novo na Irlanda, sem novidades mas foi legal e fiquei feliz, época boa. O último mês de 2011 e esses dias que estão passando estão sendo as melhores semanas dos últimos meses aqui para mim. Estou muito contente, com muitos amigos, maravilhosos colegas de apartamento. Apenas pessoas ótimas na minha vida que me deixam muito feliz. O trabalho está legal também... Comecei o ano com viagens, ótimos planos para 2012. Que venha 2012 com tudo! 

Um comentário:

Deixe seu comentário