14 agosto, 2015

Visto Russia


Daqui alguns dias eu parto para a Rússia. Já viajei antes, já morei no exterior por algum tempo, o que se tornou um período de descoberta e aprendizado.  Dessa vez é diferente. Agora vou trabalhar por um curto período na minha área, na profissão que escolhi. Essas mudanças na nossa vida causam um impacto enorme, mesmo que não percebamos. 

Fiz essa escolha de forma muito bem pensada, mas me levou certo tempo de aceitação. Tudo começou um ano atrás quando surgiu essa ideia, a de fazer um estágio em outro país com a assistência de uma organização vinculada ao ensino superior, a AIESEC. Estava formada, não tinha 30 anos ainda e pensei: porque não? Levei meses até aceitar que esse era um plano coerente na minha situação profissional. Enfrentei meus medos, aqueles que toda mulher quase balzaquiana enfrenta: “Mas não tenho mestrado ainda!” “Está na hora de ter um filho.” “Preciso mais tempo para me qualificar na minha área e estabelecer meu território antes de mudar”. Mas eu decidi mudar! Os tópicos favoráveis eram: 1. Esse estágio faz parte da minha profissionalização; 2. Eu amo viajar; 3. Conhecerei mais pessoas, mais culturas, um universo diferente e exótico; 4. Eu estou solteira a tanto tempo e nenhum vínculo emocional - a não ser um pouco pela família - me impede de sair para o mundo.

Essa foi minha escolha: Conhecer a Rússia, sua cultura, suas metodologias de ensino de inglês como língua estrangeira. Assim poderei aprimorar minha qualificação como professora. Estou feliz como nunca antes. Então que venham meus próximos dias de férias, contagem regressiva para mais uma aventura. 

Enquanto aguardava a data de ida, estive em função de muitas atividades, sendo a principal delas a burocracia do visto. Aqui vão algumas dicas para os interessados. Lembrando que todo brasileiro tem direito a passar até 3 meses (90 dias) na Russia como turista sem precisar de visto. Mas para os casos de estudos e trabalho para mais de 3 meses, de acordo com que pesquisei, as informações são:

VISTO PARA TRABALHO NA RUSSIA

O primeiro documento que tu tens que solicitar para a instituição que trabalharás assim que fechou o acordo é a "carta convite". Na verdade isso tem que ser a primeira coisa a ser feita mesmo, pois o procedimento demanda tempo. Eu não sabia dessa informação, achei que fosse coisa rápida já que essa "dica" não está em blog algum. O site da embaixada não fala nada sobre isso e a instituição onde trabalharei, bem como a AIESEC não tinham conhecimento da necessidade dessa carta convite ser providenciada com muita antecedência, apenas a tal "precaução' nos  movia aqui no Brasil . Vou explicar o porque estou enfatizando isso. Minha experiência foi a seguinte:

        Fechei a parceria com a escola na Russia final de abril, depois de uma série de entrevistas e aula via skype, o que levou cerca de 1 mês,  meu contato na escola me disse que em junho enviariam os documentos para o Ministério das Relações Exteriores da Russia e então assim que aprovado, me enviariam via correio. Não sei o que eles imaginaram, mas eu confiei e pensei que seria coisa rápida, de dias ou poucas semanas. Pensei também que eles enviariam inicio de junho... mas enviaram na última semana de junho. Ficou 1 mês "parado" da burocracia russa. Depois de 1 mês de espera a instituição  recebeu o documento de volta autenticado e uma semana após me enviaram via correio. Isso já era a primeira semana de agosto. Meu voo está agendado para dia 15 de agosto. Recebi a carta dia 11...

             Mas a coisa não é tão simples, não é apenas receber a carta (que esteve uns 10 dias em transito, provavelmente no Brasil). Assim que eu recebi essa carta, deveria juntar com os documentos que listei abaixo e enviaria,  junto com meu passaporte, para alguém levar no consulado de São Paulo (contratei uma empresa "despachante"). Então, não é apenas enviar para o consulado. Eu, ou alguém em meu nome, deveria ir pessoalmente entregar os documentos. Para quem faz todos esses procedimentos com antecedência, recomendo que envie os documentos 1 mês antes da data de partida. Assim, a taxa do visto custará o valor normal, razoável a ser pago. No meu caso, eu teria que solicitar um visto que eu chamo de "urgência":  pagar o triplo, além de pagar despachante e me desesperar com medo que o Sedex 10 não envie a tempo o meu passaporte. Não topei. O passaporte não chegaria a tempo. 

Os documentos necessários são:

1. Carta convite original;
2. formulário a ser preenchido no site, conforme as informações na carta convite, e impresso logo em seguida;
3. foto de acordo com o espaço no formulário;
4. exame que mostra ausência do vírus HIV;
5. Passaporte com validade a mais de 6 meses;

* Veja as informações detalhadas no site da embaixada,

Procedimentos:

1. Solicitar a carta feita pela instituição (minha dica: com 3 meses de antecedência da tua partida);
2. Verificar a validade do passaporte conforme eles orientam lá no site. E se for o caso de solicitar um novo passaporte, vai levar cerca de 2 semanas para chegar;
3. Fazer exames de HIV pelo SUS mesmo, bem simples, rápido e de graça. Minha dica é pedir, após o exame, um documento solicitando um exame de laboratório, também de graça. Assim tu terás um documento escrito a mão e outro impresso, para garantir. Isso vai levar 1 semana
4. Assim que receber a carta, preencher o formulário online, imprimir, colar a fotinho.

Pronto! Agora é só ir até o consulado de SP ou enviar para algum amigo/familiar ou por despachante. Se tu tiver 1 mês sobrando, pagará as tarifas normais. Olha a tabela de tarifas que está no site, neste link aqui.

          Ao longo dos meses me deparei com várias situações e dúvidas, as quais não achei na internet e muito menos no site da embaixada. O que fiz: liguei para o consulado. A dúvida era quanto a chegada no país. A entrada deveria ser obrigatoriamente no dia ou pode ser antes ou depois? Eles me informaram que tem que ser exatamente no dia que está no visto, ou seja, que está na carta redigida pela instituição e aprovada pelo governo russo.

          Bom, parto do Brasil amanhã, farei um "pit stop" de férias na Alemanha, Polônia e Lituânia antes de chegar na Russia. Não consegui meu visto, agora a coisa é: se vira nos 30! Ficarei os 3 meses e depois que o destino decida o que farei depois =) Assim que eu tiver mais informações da minha situação, informarei aqui no blog. Perguntinhas, deixa nos comentários que se eu souber respondi com prazer assim que achar wifi =D 

Beijos e tenham um ótimo finalzinho de agosto! Agradeço se me desejarem sorte hehe

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte e bons auspícios para essa viagem! Não é fácil largar tudo para enfrentar países em que a cultura é totalmente diferente. Parabéns pela iniciativa de fazer dessa prática um desafio para teu crescimento! Boa viagem! Beijo

      Excluir

Deixe seu comentário