12 novembro, 2011

Paris je t'aime

Para quem realmente me conhece sabe que o país que mais me encanta é a França. Minha maior ansiedade era viajar logo para Paris e conhecer a tão encantadora e charmosa cidade luz. Divina. Esplendorosa. Magnifica. Me conquistou de vez. Eu caminhava hipnotizada pelas lindas construções parisienses, repletas de história e romance.


Em Paris conheci meus lugares prediletos, sonhados em ser visitados a partir de livros que li e alguns filmes que assisti: o café frequentado pela Simone de Beauvoir e Sartre, Café de Flore, e a livraria inglesa Shakespeare and Company são dois exemplos. Falando em literatura, minhas compras em Paris foram principalmente direcionadas à livrarias a fim de comprar obras francesas na língua em que foi escrito, e não traduzido, como exemplo O Pequeno Príncipe de Antoine De Saint-exupery. Fui mal sucedida, mas para isso precisarei voltar a Paris e comprar todos os livros que preciso, que ruim né? Voltar a Paris... 

NOTRE DAME
Primeiro lugar que visitamos quando chegamos (depois de nossa viagem de 11h de ônibus com direito a 2 longas paradas de 1h30 e a uma "parada" de meia hora dentro do "trem bala" (Rá, andei de trem bala, mas dentro do ônibus. Foi muito engraçado) foi a Catedral Notre Dame. Lindissima, os detalhes da fachada são incríveis, a porta de entrada é imensa. Me encantei. A região em volta é muito legal, vale a pena reservar metade de um dia por ali. Já que fica praticamente ao lado do Rio Sena (ahhh Rio Sena, aconselho uma caminhada na beira do rio), é certo nos encantarmos com o movimento do rio, têm inúmeras lojinhas de souvenires ao redor, como em qualquer lugar em Paris, claro. sempre vemos os barcos no rio lotados de turistas. Já alimentação ali na volta não é barata não. Ainda encontramos uma das pontes cheias de cadeados, A Pont dês Arts, que os casais românticos deixam com seus nomes ou iniciais escritas.
















LIVRARIA SHAKESPEARE AND COMPANY 
A livraria Shakespeare and Co é ali ao lado também. A livraria é organizada de uma forma bem charmosa, estantes de livros que cobrem todas as paredes. É permitido que os clientes sentem e leiam os livros ali expostos. Na parte superior tem até uma 'caminha' para quem quiser deitar e também possui vários livros infantis na volta. Acima desse espaço os turistas deixam bilhetes com mensagens sobre a livraria ou sobre Paris. Deixam fotos, recados de amor, de amizade... é muito legal. Claro que eu tive que deixar um bilhetinho lá né, obvio. Ainda na parte superior tem um piano e muitos, mas muitos livros antigos. Realmente, preciso voltar lá.




JARDINS DE LUXEMBURGO E CAFÉ DE FLORE
A partir dessa região caminhando em torno de 20 minutos chegamos nos Jardins de Luxemburgo, os jardins do Palácio de Luxemburgo. Lindíssimo espaço para relaxar, fazer picnics, jogar futebol, caminhar, comer crépes... Vimos muitas pessoas sentadas em cadeiras nas beiras dos laguinhos, um encanto. Como o dia estava muito quente, a galera de camisetinha e bermuda relaxando. Há uns 15 minutinhos dali, na  Boulevard Saint-Germain encontramos o tão procurado (por mim) Café De Flore.  Devo admitir que a faixada não é o que esperava pois eu sempre imaginei uma faixada mais anos 40, conservada... Certo, ainda é do mesmo jeito de quando inauguraram, em 1885, mas tem um toldo muito "a lá" anos 80, e muito feio, cobrindo a varanda. Já o menu é bacana, é possível ver que é antigo para caramba. Mas mesmo assim não tira o charme de um dos Café mais famosos dentre os intelectuais. blog apresenta um pouquinho da história do Café De Flore. Sentamos, pedimos capucino e chocolate quente... deliciosos (e de ouro) pois cada xícara custa 6 euros... E como de praxe não poderia sair de lá sem levar uma lembrança: um sache de açúcar com o nome do café grafado (obviamente que eu queria ter pego o menu, maaaaas...).

                                     Eu achei que tinha tirado fotos do jardim na minha câmera,
                                     deverei essas para vocês até eu conseguir as fotos da minha
                                     amiga ;)






CHAMPS ELYSÉES
Dia de compras: as  modernas Gallerias Laffayete e a maior avenida francesa Champs Elysées!! Rá, achou mesmo que comprei algo lá? Bueno... até que comprei! Alguns souvenires na lojinha oficial "Paris I love you" em uma galeria (que infelizmente não lembro o nome, mas a única que tem um Mc Donald's dentro)  na Champs Elysées e um presentinho de aniversário para uma amiga nas Galerias Laffayete. Sobre essa loja "Paris I love you": recomendo uma visita. Ali encontrei alguns artigos que não achei em outras lojinhas. Me arrependi de nao ter comprado alguns itens. Ah, e não são tão caros não. Já sobre Galerias Laffayete: Um glamour. A galeria toda é lindissima, recomendo que vá até o terraço, pois é possível ter uma vista lindíssima da cidade, principalmente da torre Eiffel e é de graça ;)







 TORRE EIFFEL
Ahhh falando em Torre Eiffel. Galera, "para tudo"!! A torre é esplêndida!!! A torre, a vista dela, a energia ao redor dela... Chegamos a tarde, felizmente não tinha muita fila. Cada andar que percorrÍamos (são 3) eu me encantava com o visual da cidade e com a imensidão daquela estrutura gigante de ferro. Infelizmente não aguentamos ficar até o pôr-do-sol, mas tudo bem, pois quando descemos, caminhamos pelo jardins por alguns minutos e então o entardecer chega e as maravilhosas luzes da torre se acendem. Emoção incrível, minha e da Tita, ficamos encantadas, nunca imaginei que eu vibraria tanto com um simples acender de luzes, é mágico (e romântico, dizem). Acredito que foi o lugar que mais me emocionou nessa viagem a Paris.




























DICAS
  • compre os tickets previamente para entrada pela internet, assim evita de pegar filas gigantescas. Para acessar a seção dos tickets no site da Torre Eiffel clique aqui.
  • se quer evitar tumulto lá em cima da torre escolha os horários pela manhã ou cedo da tarde. Quanto mais perto do pôr-do-dol, mais gente e impossível de aproveitar de forma efetiva. 
  • Tem duas formas de entrada: até o 2º andar (meio da torre) e o topo. Fui até o topo e amei. Para ser franca, o visual naõ muda tanto como imaginei, mas mesmo assim é emocionante. 
  • ainda encontramos duas lojinha de souvenires, mas caríssimo. Aconselho esperar e procurar por lojas no centro mesmo.
  • Descemos da torre antes de escurecer, e então vimos as luzes se acenderem da rua, aconselho ;)
...continuação no outro post

4 comentários:

  1. que maravilha sofia...parabéns cidadã do mundo...bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei... Fiquei com mais vontade ainda de conhecer Paris!!! Lindo demais... E o post ficou muito bom, estou esperando mais dicas, principalmente de hospedagem...hehe
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, Obrigada :) Está sendo uma experiência e tanto. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar fe, no(s) próximo(s) vou escrever mais detalhes sobre o hostel e ouros ;) Bjao

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário