08 fevereiro, 2016

Varsóvia, capital da Polônia

Ahh a Polônia. Sempre tive vontade de conhecer as cidades polonesas e sua cultura. Visitei Varsóvia por apenas um dia, por cera de 10h. Isso porque meu ônibus de Berlin para Varsóvia quebrou, então tive que passar a noite na estação e esperar até a noite do dia seguinte para pegar o próximo (na real é porque como eu não tinha um chip de celular eles não puderam me ligar avisando que outro ônibus chegaria de madrugada). Aff essa Alemanha, nã nã. Ao invés de colocarem um aviso na rodoviária. Opa, mas era tudo m alemão. Enfim, meus planos foram adiados, mas aproveitei um pouquinho dessa cidade maravilhosa.


Cheguei na estação rodoviária - a qual é maravilhosa comparada com a de Berlin - e lá estava eu a procura do ponto de ônibus para o centro, com minha mochilinha, mala azul com 20Kg e meu casaco de lã pendurado enquanto eu usada vestido e chinelo pois era verão. É bem fácil de pegar ônibus, eu tinha as dicas todas anotadas, mas perdi o mapa, então sorry, sem dicas aqui. Mas isso tu acha em qualquer site dos hotéis ou hostels que tu reservar. Desci a cerca de 200 metros do meu hostel, o que foi um paraíso comparado com Moscou, pois lá eu tive que subir e descer escadas do metro com minha mala até chegar no hostel. O hostel que me hospedei foi o Hostel Rivieira. Para ser sincera, não curti muito não, mas em função das minhas necessidades. Como eu cheguei de manhã e perdi minha estadia da noite anterior, eu apenas fui para o quarto tomar banho e descansar por umas 2 ou 3 horas depois de 8h em um ônibus. Não gostei porque não tem área em comum para descansar. Era só o que eu precisava antes do meu próximo ônibus naquela noite para a Lituânia. Mas não! Nada de sofazinho ou área de lazer. Tinha uma mesa perto da recepção e 3 cadeias. Três! Todas já ocupadas e pessoas sentadas no chão com seus leptops e mapas. E eu arrumando minha mochila e bolsa assim, com mus pertences no chão, espalhados. Bom, se estiverem procurando um hostel, não recomendo esse por essa razão apenas. 

Meu roteiro das próximas 9h foi o seguinte:
Caminhada até o centro de informações onde fica aos arredores da estação central de trem. O prédio é magnifico, é um centro cultural também. De lá peguei meu mapinha e outros folhetos e parti a caminhar na volta daquela área. É uma região moderna, com muitos prédios novos, uma região comercial e bem ocidental. Não tem muito para ver, mas gostei, me senti bem lá.



Após fui ao museu da história dos judeus poloneses - POLIN. Esse artigo aqui mostra muitas coisas que vi a aprendi lá, dá uma olhada. O melhor museu que já visitei em todas as minhas viagens. A experiência foi incrível. O museu é super interativo, dinâmico e muito moderno. Aprendi muito lá, mais do qualquer aula de história. Fiquei apenas 4h porque estava com fome, pois poderia ter ficado muito mias tempo. Aprendi sobre o período nazista e união soviética e como isso afetou os poloneses através da perspectiva dos próprio país. Foi muito intenso. Esse é um exemplo das muitas razões que viajar e a melhor coisa que existe para conhecer a cultura de um país.













Depois de comer qualquer coisa no Starbucks para usar a wifi, fui até a parte antiga da cidade e lá me maravilhei. Tão bonitinha, prédios antigos, alguns coloridos, ruelas, lojinhas de arte folk, comidas típicas e muuuuitos turistas. Passei em volta do Castelo Real de Varsóvia. Infelizmente um dia não é suficiente de forma alguma. Não consegui sentir a cultura, foi tudo muito rápido, me senti apenas como uma mera observadora em um aquário, sem muita interação, pois eu tinha um itinerário e precisava cumprir. Definitivamente preciso voltar!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário