02 novembro, 2015

meus 60 dias e reflexões

Já completou dois meses que cheguei em Volgodonsk, cidade na região dos Cossacos, país que tem mais variedade de vodka no mercado do que água. Embora eu esteja no sul, aqui é frio para caramba. Logo no outono já estou usando as minhas roupas de inverno que usava na Irlanda. Estou aqui a apenas 60 dias e já tenho muita experiência legal para compartilhar. 


Sempre penso que no geral, as pessoas são legais comigo, embora mostrem poucos sorrisos. Tenho conhecido pessoas que quero carregar junto comigo quando eu for embora, mas terei que guardar a memória e o sentimento de saudade no coração - e em fotos e contatos no FB e VK - Obrigada tecnologia! 

Sinto que aqui muitas pessoas me enxergam como uma ETzinha, mas vejo muitas pessoas corajosas que me chamam na rua para praticar o inglês esquecido do tempo do colégio e saciar a dúvida sobre minha nacionalidade e propósito aqui. Me surpreendi em muitos aspectos, principalmente sobre a comida e a facilidade em ter uma rotina sem falar a língua local. Eu tinha alguns medos como não ter amigos, pois achava que eles eram mais fechados, mas logo na primeira semana já me convidaram para jantares e passeios pela cidade. 

Me sinto a vontade aqui, embora os desafios no trabalho sejam incessantes. Todos os dias estou aprendendo um pouquinho, tanto na minha qualificação profissional, quanto nas relações interpessoais. E o principal, estou constantemente aprendendo - e melhorando, assim espero - a conviver não somente com as pessoas que vejo diariamente, mas comigo mesma. Eu sempre acreditei que o fundamental não é ter uma experiência no exterior ou estágio de forma isolada, apenas foco no trabalho, mas a autoconsciência e interação social também contam muito, ainda mais em um país com cultura completamente diferente da nossa. Desde sempre mantive a cabeça aberta para aprender com meus erros - e olha que aprendi muuuuita lição no passado - e acho que cada ano que passa eu estou acertando um pouco mais nas minhas escolhas e interação com as pessoas. 


Gostaria que todos meus amigos pudessem ver o que vejo e vivenciar o que vivencio, pois essa experiência é única. Da svidanya.


2 comentários:

  1. Simplesmente amei seu depoimento! Estava procurando exatamente isso para ler e, de repente Puft! Encontrei... Também partilho da mesma ideia acerca da relações sociais

    ResponderExcluir
  2. Oi Ranielli, obrigada pelo comentário e por compartilhar teu interesse em comum :) É bom saber que existem mais pessoas que têm um pensamento parecido com o nosso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário