25 outubro, 2015

sendo turista: parques e museus

A pergunta que eu mais faço para os meus conhecidos por aqui é: "O que fazer no fim de semana em Volgodonsk?". Não tem muita coisa para fazer na cidade, e o pouco que tem, já explorei grande parte. O engraçado é que quando faço essa pergunta, tanto em sala de aula como para conhecidos a fim de pedir sugestões, as pessoas não me respondem com clareza. Na verdade, as pessoas dizem que não tem nada para fazer. Mas tem, porque eu sei. Claro que a perspectiva dessas pessoas é de conterrâneos,  pessoas que não vêem atrativo algum em ir a museus, visitar igrejas, ir até o porto, ou conhecer os parques ou prédios antigos da cidade. Eles fazem isso sempre, mas eles não lembram que isso é "atração" para estrangeiro. Tenho a sorte de ter conhecido quatro pessoas que não só me dão sugestões de lugares para conhecer, como alguns até me levaram para passeios na cidade e arredores. Vou contar um pouquinho do que vi por aqui.

A primeira coisa que fiz quando cheguei foi conhecer o maior parque da cidade enquanto ainda era verão. O parque da Vitória. Vi muitos brinquedos permanentes tipo parque de diversões, a criançada e adolescentes andando de patins, bike, skate. Muitas famílias. Foi uma caminhada agradável enquanto conversávamos sobre vários assuntos relacionados com história. Numa dessas conversas acabamos refletindo sobre como muitas pessoas sentem falta do período da união soviética, pois naquela  época, de acordo com minha amiga, eles tinham mais benefícios e seguro no emprego. Ainda sobre natureza, não muito longe de onde moro tem um jardim na beira do lago, onde se situa a ponte que liga a parte velha da cidade e a parte nova. Jardim florido, com bancos, gramado e alguns monumentos. Lugar agradável para passar algumas horas no sol do outono sem vento.




O passeio que mais me agradou foi a visita ao museu. Adoro museus, é a minha segunda atração favorita, depois de andar pela cidade (sightseeing). Para a minha sorte tive um "guia" ótimo que me levou em dois museus e me contou muitas coisas sobre sua vida pessoal enquanto olhávamos as diferentes exibições, o que enriqueceu meu entendimento da cultura local. Meu lugar favorito é certamente uma parte do complexo Museu Ecológico e Histórico de Volgodonsk, que é uma pequena casa antiga dos Cossacos, que foi relocada de uma região que foi inundada para fazer a represa (e essa região tem muitas histórias sinistras, como a possível morte de muitos cidadãos que não quiseram abandonar suas casas). É um lugar que ainda quero conhecer, pois como a cidade foi inundada, muitas casas e uma igreja linda estão submersas.


Para quem não conhece os Cossacos, eles eram o povo nativo da região da Ucrânia e sul da Rússia, principalmente da região Don, onde estou. Esse museu é uma casa tradicional dos Cossacos do século 19, e lá encontramos uma senhora guia que nos explicou como as ferramentas e utensílios eram usados, como era a relação familiar e a submissão da esposa diante o marido aventureiro e ladrão de menininhas turcas. Ok, é muito mais que isso, mas me impressionei com essa história. Os Cossacos iam para a Turquia para roubar coisas, imagino que eles eram bárbaros, tipo os vikings, não sei se posso fazer essa atribuição, mas assim que entendi diante a história que aprendi. As mulheres viviam para cuidar dos filhos, fazer comida, fabricar roupas... Nada muito diferente da cultura antiga de muitas civilizações. No entanto, os Cossacos tiram uma participação muito importante na guerra civil, onde eles protegiam a região sul da Russia dos ataques inimigos e por conseguinte, na período pós-guerra foram a raiz do desenvolvimento da cidade. Existe um memorial na beira do lago - que mencionei anteriormente, local onde era o assentamento no período da guerra. Infelizmente não tenho muitas fotos (bateria fraca do celular). Mas aqui tem um website bem legal.


O maior prédio do Museu Ecológico e Histórico de Volgodonsk é mais geral, com 11 exibições locais. Aprendi sobre a participação da região sul russa nas guerras, vi artefatos da era paleolítica e neolítica, conheci as grandes empresas aqui da cidade: Атоммаш e Nuclear Power Plant e vi algumas obras de um artista famoso local. Tudo isso com a super ajuda do meu guia voluntário traduzindo tudo e me explicando segundo sua perspectiva. Uma das tardes mais agradáveis que tive. Como não pude tirar fotos lá, aqui está o site para informações e fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário