04 outubro, 2015

algumas coisas que vejo na Russia

Com o tempo percebemos as pequenas coisas que fazem diferença quando estamos em um pais diferente, com cultura que não estamos acostumadas. Por exemplo, pude perceber nos apartamentos aqui na cidade que estou que as cortinas são feitas com um tecido fino, portanto, o quarto/sala fica muito claro cedo da manhã. O que me impressiona é que aparentemente eles não se incomodam com a claridade (que é bem forte no verão). Mas resolvi essa situação, comprei uma mascara para os olhos, assim eu durmo tranquilamente no escuro durante as manhãs, até a hora que preciso acordar :)

Outra coisa que me chama atenção é a quantidade de crianças nas ruas. Muitas mães (e vejo muitos pais também) com bebês passeando com os carrinhos. O pessoal me disse que por cada criança que nasce, os pais recebem uma quantia mensal do governo para ajudar nos custos. Algo como 10mil rublos (cerca de 600 reais). Isso porque o governo quer incentivar o aumento da população do país. E quando o terceiro filho nasce, o governo dá um carro popular. Isso me faz pensar em duas coisas: uma que pode ser que muitas mães tenham filhos por causa do dinheiro. E outra: porque a Russia não abre as portas para imigração então? Tantos países com superpopulação como a China, ou os refugiados da Síria... e tanta gente qualificada no mercado em países com crise como Portugal e Espanha. Eu sei, eu sei, além de o país ter uma tradição de ser fechado para outras nacionalidades, eles querem que o povo tenha as oportunidades certas. Mas, né! Faz a gente pensar. 

Seguido eu ouço aqui, bem como leio em blogues, que os russos não falam inglês, mas sabe que estou me impressionando com a quantidade de gente que encontramos que puxam assunto conosco. Ontem mesmo estávamos jogando bilhar em um bar e uma moça que estava sentada perto nos abordou, em inglês. Puxou assunto porque ficou curiosa pelo fato de duas estrangeiras estarem nessa cidade pequena. Ela nos disse que muita gente fala inglês, mas têm vergonha de conversar. Fiquei assustada, pois seguido debochamos de pessoas na volta, será que eles entenderam? :T 

Hoje é domingo, dia de passear, ir no mercado e no mini shopping local. Perdi a chance de ir num mercado de artesanato no parque na cidade velha pois acordei tarde :( Mas mês que vem eu vou. O frio está chegando aos poucos, o outono veio com tudo. Dessa vez acho que o verão acabou de verdade. Algumas fotinhos para os amigos: eu e a Mari no pub inglês Yellow Elephant e passeando no dia lindo ensolarado de domingo :) 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário