26 setembro, 2015

30 dias na Russia

Eba! Fechou um mês na Russia! E passou rápido. Cheguei dia 26/08 em Moscou e dia 28 parti para Volgodonsk. Entre tantas horas de trabalho por dia, mais algumas horas planejando as aulas, e poucas horas socializando durante os dias da semana, sobrevivi a rotina louca da semana de trabalho (que é de segunda a sábado). Os fins de semana sempre são ótimos: algumas vezes com jantas de diferentes nacionalidades em casa, passeio no shopping e parque, ida ao mercado, bar e restaurante...sempre é muito divertido. Estou muito bem amparada com pessoas que já considero amigas.

Vista da minha janela
Já me acostumei com algumas coisas por aqui, olha a listinha que fiz :)

1. Já ando no escuro das ruas sem precisar usar a lanterna do celular. Descobri que eles não tem tantas lampadas nas ruas para economizar energia. Já um aluno meu disse que é porque o governo rouba o dinheiro que deveria ser convertido em verba para a luz dentre outros investimentos para a sociedade. Eu aceito a versão dele.

2. Me acostumei a subir os 5 andares e meio do meu prédio sem elevador - do tempo da união soviética - sem parar no quarto achando que cheguei no ap.

3. Melhorei um pouco meu vocabulário básico, mas ainda não me animo a ir em lojas ou restaurante sozinha. 

4. Sempre vou no mercado, ou na loja de "1,99" daqui, eu sorrio como a pessoa mais educada do mundo quando falam comigo. Sei também falar "bom dia/tarde" "oi"  "até logo" em russo como se fosse a língua mais natural do mundo. Mas parou por aí.

5. Sempre me deparo com algum produto no mercado que parece igual aos que conheço, mas é um pouco diferente,  Comprei maionese com sabor de queijo e ervas, mas não achei maionese "comum". Comprei ketchup com pimentão, achando que era molho de tomate, mas é ketchup... E ainda não achei ketchup "comum". Mas sei que eles existem, pois a marca Heinz é bem popular aqui.

6. Aqui é típico tomar chá no café da manhã, e eu já estou tomando praticamente todos os dias. Na verdade não é tão diferente pra mim pois na Irlanda as vezes era a primeira coisa que eu tomava quando acordava, pois eu morava com um irlandês, e eles também tem essa tradição.  E também porque eu, no Brasil, sempre tomava meu chimarrão que sinto tanta falta :( Então o chá verde se tornou um substituto aqui pra mim.

Sempre tem muita coisa acontecendo, diariamente. Não me atrevo a dizer que caí na rotina, nunca! Não na Russia e não até eu estar falando fluente (ou seja, nunca). Mas já me acostumei com coisas tão pequenas do dia-a-dia que me sinto meio que parte da comunidade já. O meu caminho ao trabalho é no automático e já tenho meus produtos favoritos do mercado, como se eu sempre tivesse comprado :) Mas é isso, vivendo cada dia intensamente, curtindo a cultura, sofrendo um pouco com a barreira linguística, enlouquecendo de vez em quando a sobrecarga no trabalho - mas adorando a maioria dos meus alunos e aulas, e amando minhas novas amizades! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário