19 setembro, 2015

Feijoada e um pouco de russo

Uau, que dia longo! Mas nada a reclamar. Aulas desde manhã seguido de correria no mercado para começar a preparar prato brasileiro e receber visita. Preparei feijão "tipo feijoada", com linguiça, carne, bacon... Claro que os russos riram por colocar linguiça com carne na panela e comer linguiça com arroz. Mas a minha querida amiga da Hungria achou interessante. Cada dia que passa vejo que temos mais coisas em comum e isso é muito bom. Hoje tivemos uma conversa não tão apimentada - como poderia ter sido - sobre homosexualidade. A amiga russa mostrou o lado "russo" dela ao opinar que "quer ser gay, eu respeito, mas não mostra pra sociedade em paradas gays ou nas ruas". Eu já havia ouvido falar que eles não entendem essa questão... Na nossa conversa amigável cada uma mostrou sua perspectiva e vi que eu e a minha flatmante temos a mesma opinião. Fiquei contente que ela é super cabeça aberta e conseguimos discutir assuntos bacanas concordando na maioria das vezes (exceto quando ela me fala dos refugiados sírios na Hungria. Eu juro que tento entender o ponto de vista dela, ao dizer que acha que o pais está certo em não deixar eles entrarem mais. Mas as vezes é díficil).


Voltando a 'feijoada' não foi um sucesso como eu esperava. Pois ao contrario na Irlanda, onde eu cozinhava para basicamente 'não-irlandeses', ou seja, não nativos, aqui foi para russos também, e sinto que eles, indiretamente, "riram" do prato. Mas sabe que isso parece ser uma característica dos russos. Me parece que eles são bem fechados para o que é diferente. São carrancudos - eles mesmo me dizem que russo é carrancudo (embora eu já tenha visto varias vezes sorrisos e feição de simpatia nos olhares quando vou no mercado e digo que não falo russo. Mas isso tudo depende do "quem, quando e porque".

Foi uma noite intensa, tomamos uma cervejinha de leve, e o marido da minha colega de trabalho - russos - me chega com duas garrafas de champanhe. Cerveja seguido de champanhe. As conversas variaram de cultura culinária a línguas. Ele me ensinando a pronunciar as palavas foi algo engraçado, o que nos fez lembrar que anda não começamos as aulas de russo. Espero que não passe dessa semana :(


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário