04 setembro, 2015

Primeira semana em Volgodonsk, Russia

Hoje completa sete dias que cheguei em Volgodonsk, no sul da Rússia, cerca de 10 horas do mar negro. Uma cidade com pouco mais 170 mil habitantes, bem movimentada até. A cidade abriga não só uma hidroelétrica, super importante na região, como também a maior companhia de engenharia nuclear da Russia. Cheguei pelo aeroporto de Rostov on don, uma cidade maior, universitária, 4 horas de ônibus de onde estou e ficarei por aqui nos próximos 3 meses. 


A primeira semana foi interessante. O período de adaptação foi um pouco confuso, principalmente em relação a língua russa, pois embora eu já conheça o alfabeto cirílico, e lembre da maioria das letras, eu não conheço as palavras. Então eu só sei o que é supermercado, por exemplo, porque eu vejo pela vitrine que tem comida dentro. Meu caminho de casa para o trabalho é longo, 20 minutos de caminhada pela rua principal. Por essa rua passo por inúmeras lojas, mas não tenho ideia do que são, porque não sei o significado das palavras (é, não me prestei ainda em mudar meu PC para russo para que eu possa investigar).

Segunda feira mesmo comecei a trabalhar. Foi uma confusão danada. A escola está sendo reformada, então os alunos esperavam nos corredores e eu nunca sabia qual seria minha sala de aula. Fui pega de surpresa em tudo, pois tive o domingo para planejar a primeira aula, mas não sabia nível nem idade... Logo minha primeira aluna tinha 12 anos com um nível de inglês pré-intermediário. Ufa! Conseguimos nos comunicar, mas ela estava tímida, não sabia muitas palavras... bom, muita parte da aula escutei ela falando em Russo, e eu ria, simpática, repetindo: "lembra que eu não entendo russo", sorrindo. Em um certo ponto achei a informação preciosa: ela gosta de Harry Potter e Contos de Nárnia, yes!!! Nossa diferença cultural não é tão gigante afinal. Amo os best sellers. Já tenho ideias para próximas aulas.

Mas minha segunda turma era uma galerinha de 10 anos... genteim! Minha primeira exprêrirncia dando aula para crianças. Quase morri. A cada minuto eu queria sair correndo. Eles não paravam de falar, até debochar de mim debocharam, mas adivinha: em russo. Como eu entendo algumas palavras que eles usaram, eu me orientei algumas vezes. Senti uma falta de respeito, não sei se por eu ser estrangeira eles não me entenderam direito... ou se eles são levados mesmo. Mas meus próximos grupos: adolescentes! Foi bem mais fácil, embora aquela cara paralisada de "que língua alienígena ela fala" estivesse presente em grande parte da aula. E no final do dia, um aluninho de 10 anos, super aplicado, um fofo, mas tímido. Terça foi muito mais tranquilo, adolescentes nível intermediário. Foi uma bagunça, nos divertimos. E para fechar o dia uma adulta iniciante. Genteim! Iniciante, sério? Fui bem didática, fiz ela repetir muito, mas eu via que ela perdia muita coisa. E no final da semana tive outros casos, alguns alunos repetidos, outros novos... mas é isso, sobrevivi a primeira semana!!!

Alguns alunos, a secretaria e outra professora me disseram que eu pronuncio de um jeito que eles entendem bem, que pronuncio bem as palavras. Nunca falei tão devagar na minha vida como agora hehe. A informação que chegou a mim é que os alunos estão adorando. Imagino que devido ao fato de eu ser estrangeira, pronuncio inglês diferente, vamos ver o que eles acharão nos próximos meses :)

A semana fechou super bem. Meu último aluno de sexta, um adolescente de 13 anos adorou os jogos que propus e se envolveu, arriscou, usamos google translator algumas vezes. Foi super legal. Assim fica fácil, só quero ver nas  próximas semanas quando começarei a trabalhar com eles preparação para o exame nacional d inglês, para ingresso na Universidade. Mas tenho bons sentimentos quanto a isso.

Quanto a minha vida social, essa semana foi um turbulhão de acontecimentos. quarta mudei de ap, conheci minha nova colega de trabalho e de apartamento, também estrangeira (da Hungria). Fui jantar na casa de uma colga de trabalho russa. Sério, fui muito bem recebida. Nada a reclamar da hospitalidade dos russos. Mas é isso, nos próximos posts conto um pouco da minha experiência no trabalho, vida social, aspectos culturais locais e passeios pela cidade e região.

Da Svidanya
PS.: Não tirei muitas fotos nessa semana.

"
"Chá vermelho", esse veio do Egito, a secretária viajou varias vezes para lá e sempre me convida :) 



Os russos amam os gatos

Cerveja russa. Tem em lata, em garrafa de vidro e em garrafa pet :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário