01 setembro, 2015

Almanha: Halle e Leipzig

Aqui falo um pouco sobre meus passeios em Halle (Saale) e Leipzig. As duas cidades estão pertinho, cerca de meia hora de trem. Cheguei em Halle a partir de Berlim. A passagem de ônibus me custou 8 euros comprado pelo site da companhia Meinfernbus. A viagem durou 1 hora e meia, bem tranquilo. E ao final de 4 dias, parti de Leipzig para Berlin de ônibus, 2h de viagem. O ponto vermelho no mapa abaixo é Halle.

HALLE
é uma cidade muito lindinha. Foi meu primeiro impacto em uma cidade que não é capital e nem turística em um país que não se fala inglês. Muitas vezes fingi que entendi, sorrindo. Mas eu sempre tinha alguém para me salvar, a Nalin e o Bruno, que me receberam de braços abertos e cama arrumada para uma boa noite silenciosa de sono. Brasileiros, há 1 ano morando lá, já sabem todas as artimanhas e possuem as dicas para manobrar a barreira linguística. Foi muito bom! O único momento em que tive que me virar sozinha foi quando fui a fábrica de chocolates da cidade. Como é um ponto turístico, não foi difícil encontrar trabalhadores no museu que falassem inglês. A cidade em si tem muitos universitários estrangeiros, o que facilita caso precise de algo.

Os 3 dias m Halle fora super legais! Jantei comida local (joelho de porco), bem como experimentei os famosos Kebabs tão comuns na Alemanha, devido a grande quantia de imigrantes turcos. Comi o chocolate local  e bebi muita cerveja alemã, como a local. Fui a um bar bem legalzinho, caminhei muito pela cidade e conheci alguns dos pontos turísticos, prédios antigos lindos, igrejas, castelos, parques, fabrica e museu. Foi uma estadia bem completa, até jogar vídeo game para gastar algumas calorias jogamos. Comi a comidinha da Nalin, que o Bruno também fez  (o arroz) tomei a bebida "rosinha" e tomei banho com toalha de verdade e sabonete em barra (nas minhas viagens de mochileira eu carrego uma toalha especial que seca rápido e é pequena, e sabonete em gel, que é menos melequento)

Mas Halle tem muito a oferecer, pois caminhas pela cidade bonitinha, entre alguns prédios antigos e  novos é muito legal. Após a guerra e bombardeio de parte da cidade, muitas construções fora refeitas então prédios novos se vê de monte.Algumas fotos abaixo são desde a parte central da cidade, que é antiga, até o rio. Um passeio que fizemos passando por um jardim do castelo (o qual não tenho foto) até a margem do rio. Para vocês verem a beleza que é visitar uma cidade que não é capital.

Fomos no museu de pre-história da cidade. Infelizmente as informações estavam em sua maioria em alemão, mas com audioguide o problema se resolve. Lá vimos muitas coisas legais da região, como artefatos, aprendemos um pouco sobre como eles viviam milênios atrás, vimos alguns ossos e a reprodução de um mamute :) Me impressionei como o museu é moderno, super tecnológico, nunca tinha visto antes. É ótimo para a criançada. Museu não é mais aquela coisa chata de antigamente, com textos datilografados e cheiro de madeira antiga e formol. Agora vemos telas digitais no lugar de quadros  mapas. entre outros designs bem legais.

Esse museu tem uma exposição do "Nebra Sky Disc" um achado super importante, que mostra como os antepassados entendiam a astrologia. Muito se especula se esse disco era realmente um artefato de terráqueos ou alienígenas... Adoro essas teorias. Esse blog aqui fala sobre o disco e apresenta alguns detalhes que vimos lá no museu

Fui também na fábrica de chocolate mais antiga da Alemanha, com chocolates deliciosos, a Halloren. Eles são famosos pelo tempo, mais de 200 anos de história, e principalmente pelas ideias de combinações de recheios. O que deu mais fama a loja é o bombom chamado Original Halloren Kugeln, com dois recheios super bons e uma camada fina de chocolate. O museu da fábrica é super moderno também, aprendi muito sobre como surgiu o cacau: ele servia de escambo, sabe onde? Na América Latina, de onde os europeus que lá visitavam (leia-se exploravam) começaram a importar. E com o passar dos anos passou de iguaria para o popular chocolate ao leite (quando se deram conta de colocar açúcar). Super recomendo a visita na fábrica e museu. Eu vi eles fazendo uns bombons  e provei vários ao longo da visita. No final comprei umas caixinhas na loja ganhei uma de brinde *.* Queridos!

LEIPZIG

é super bonitinha! Como era sábado, tinha um movimento legal, tinha um evento acontecendo lá, parecia uma corrida mas não nos informamos. Passeamos pelo centro, e no fim fomos ver um monumento famoso, enorme, gigante mesmo! Subimos muitas escadas, descemos, subimos de novo, pegamos elevador, e subimos de novo.... muitas escadas! O monumento da batalha das nações, que terminou de ser construído a pouco mais de 200 anos, exatamente no ano que eles celebravam 100 anos da vitória, se refere a derrota de Napoleão Bonaparte m Leipzig. Visita obrigatória.

Agora um pouquinho da cidade para vocês verem como é bonitinha. Era isso gente. Espero que tenham curtido as fotos.