11 dezembro, 2015

visto turista na Russia

Hoje lembrei que não tenho escrito textos com informações práticas sobre estadia e burocracia na Russia. Caso alguém esteja interessado em morar um tempo na Russia e encontre esse texto online, espero poder ajudar.



Burocracia - preparação para o visto, se precisar

Existem vários blogues/websites que auxiliam na aplicação do visto para a Russia; explicam como proceder; dão dicas de prazos e informações. Um dos muitos sites que encontrei foi esse aqui: Way to Russiaem inglês. No entanto, durante minha preparação para a viagem no inicio do ano, eu não encontrei muitos relatos sobre a situação dos brasileiros turistas. Alguns meses atrás publiquei um texto com dicas/passos para brasileiro retirar o visto, onde explico com detalhes a minha experiencia e enfatizo a importância de planejar com muita antecedência, uma vez que o processo na Russia demora cerca de um mês + postagem para o Brasil + aplicação do visto aqui. Deixa contar um exemplo: Minha colega de trabalho que chegou duas semanas atrás. Ela é de Taiwan. A carta convite da escola foi enviada em junho, mas foi redigida com um erro no nome, portanto, a instituição teve que enviar novamente. Todo o processo de redigir a carta, levar na imigração para oficializar e enviar para Taiwan levou mais um mês, aproximadamente, julho ou agosto. Novamente com um erro.... Ela deveria ter chego em Volgodonsk em Setembro, mas como tiveram que enviar uma terceira carta convite, ela só chegou final de novembro. O problema é que ela precisa do visto para entrar na Russia. já brasileiro não, apenas se quiser oficializar que vens a trabalho.

Entrada / Saída de Brasileiro/a na Russia 

A Russia tem um acordo com o Brasil o qual autoriza a entrada e permanecia de brasileiro por té 3 meses como turista. Independente de onde tu vens (direto do Brasil ou de outros países, caso esteja morando no exterior ou fazendo mochilão). O procedimento é simples: Na imigração no aeroporto tu deves preencher um documento com algumas informações pessoais, data de saída (no máximo até 90 dias) e tcharam! Carimbo de entrada! Só. Não me pediram documento que comprova estadia em algum hotel ou casa de amigo, nem pediram meu exame de sangue (segundo o site do consulado, isso é requerimento). Foi até mesmo simples. Mas recomendo que tenham esses documentos em mãos caso peçam. Em até 7 dias a pessoa responsável por ti (caso venha para trabalho/voluntariado/visitante) deve registrar teu passaporte na imigração. Ou se tu for parar em algum hotel/hostel, eles mesmo fazem (mas alguns cobram uma taxa).

Já a saída deve ser antes de expirar os 90 dias. No aeroporto me fizeram algumas perguntas como: "Porque tu esteve na Russia?", "O que fazia em Volgodonsk?", "Por que está indo para a Turquia?". Minhas  respostas foram simples: "Eu gosto da Rússia", "Eu fiz trabalho voluntário ensinando inglês em cidade pequena", "Eu gosto de viajar, é isso que faço". Um deles ainda me disse "Ah, como hobby?" E eu disse "isso!". Foi engraçado pois embora a cara fechada deles, eu sei q eles são gente boa e estavam sendo curiosos, basicamente.

Segunda entrada depois dos 90 dias

Bueno, a segunda entrada é simples também, mas oficialmente deve ser feita após 3 meses da data de saída do país. E não esqueça de registrar teu passaporte mais uma vez. Em teoria isso deve ser feito em cada cidade que tu visitas, para controle, mas quando eu viajo dentro da Russia, eu não registro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário