15 abril, 2011

Transporte em Dublin: Ônibus e Luas

Recebi um e-mail de uma amiga que virá estudar um mês em Dublin, e nele ela me perguntou sobre transporte aqui em Dublin. Bom, resolvi postar aqui um pouquinho sobre minha experiência andando de bus e luas nas terras dublinianas =)

Ônibus
    Source

Não sei dizer se a tarifa do bus é barata ou não... ela varia de 1,20 euros à 2,30 euros. Como assim? Aqui, conforme a quantidade de paradas de ônibus que tu quer andar, tem um valor diferenciado. Se eu vou até o final da linha, por exemplo, eu pago o valor máximo, mas se eu ando somente umas 3 paradas (ou de 1-3 stages), pago o mínimo. E assim vai. Dá uma olhadinha nessa postagem do e-dublin, ali tu lerá alguma coisinha sobre os valores. Mas é tranquilo. Quando entrar no ônibus tu deve deixar as moedinhas (somente moedas galera) na caixinha com o motorista. Se tiver mais moedas que o valor exato tu receberá um papelzinho, o refund, no qual estará impresso o valor do "troco", então posteriormente tu irá numa lojinha (não sei como se chama) do bus, no centro mesmo, e trocará o refund pelas moedinhas. Mas nunca pode esquecer de dizer ao motorista quanto tu esta colocando de moeda ali. Se tu não sabe quanto vai dar até o lugar que tu quer ir, pergunte a ele. Eles são super gentis, ajudam sempre. Temos outra opção que é comprar o ticket do bus. Para estudante é um pouco mais barato. Usando esse ticket, tu entra no bus e passará numa maquininha na entrada e apitará. Perfeito. Tu pode andar de bus qunatas vezes quiser naquele dia, pois tu paga um valor para 5 dias, por exemplo, que para estudante custa 15,70 euros, e usa quantas vezes quiser nesses 5 dias (não consecutivos). Eu sempre uso esse, é bem melhor. Tem também ticket para 1 dia e para 30 dias. 

É muito fácil andar de bus aqui em Dublin. Eles possuem números que vão da localidade x até y. Por exemplo, quando eu preciso ir a Tallaght, que é um bairro a meia hora do centro da cidade, eu preciso pegar o bus 77, ou 77A, ou 50, ou 65B e outros. tem uma parada quase na esquina de casa. Então dali eu espero o bus vir do centro e belê. Quase todas as paradas possuem informações como: roteiro do ônibus, paradas principais em que eles passam, quantidade de minutos que leva de uma parada a outra. Isso tudo tu pode conferir no site Dublin Bus antes de ir para um lugar desconhecido, é muito fácil. Ali no site tu coloca o destino que u precisa ir e gera uma lista de opções de números dos ônibus. Ou tu coloca o nº mesmo e te dá o roteiro. É diver.

Eu já conheço grande parte de Dublin. Todos os empregos que me envolvi até agora não eram no centro, então eu preciso ir em vários lugares quando me chamam. As vezes me chamam para ir no mesmo lugar mais de um dia na semana, as vezes me ligam três horas antes e preciso descobrir onde tenho que ir. Mas já me acostumei. A "viagem" mais longa que fiz foi de 50 minutos de bus até um bairro bem afastado, em Dublin 24. Ah e vocês viram que eles têm 2 andares. Lá em cima é muito diver =D

Luas
   Source

Que isso? Luas? Moon? 
Não galera, o luas é tipo um "metrô" externo que passam nas ruas do centro e vão até alguns bairros. Eu chamo de trensurb irlandês (para quem conhece Porto Alegre, no RS, sabe do que estou falando). 

Em cada estação do Luas tem máquinas onde tu comprará o ticket. Basta inserir moedas ou papel moeda mesmo e indicar o lugar que deseja ir e pronto, terá teu ticket. Eu peguei apenas algumas vezes o Luas, gosto mais de bus porque sai mais barato para mim (e porque nem todo lugar que vou tem a opção de ir de Luas). Para conhecer um pouco mais sobre, da uma lida no post no e-dublin, ele coloca ali diferentes valores de tarifa e opina sobre a situação do transporte púbico em Dublin. Acessa também o site do Luas

Observação interessante: não existe cobrador de ônibus e luas. No bus só tem uma entrada que é a saída ;) As vezes entram fiscais para ver se tu tem o comprovante das moedinhas ou o ticket do bus válido. Eles dão uma multa de 50 euros se tu tiver usando o ticket de estudante sem ter a carteirinha de estudante, ou se tu não tem o comprovante. No Luas é a mesma coisa, entram os ficais e pedem para ver os tickets. Eu nunca vi fiscais nos ônibus apenas no Luas.

Dica: clica também nas fontes (source) das imagens para conhecer um pouquinho mais sobre os ônibus e luas.

É isso ai galera, se vocês quiserem mais informações, é só me pedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário