09 abril, 2011

I wanna have...

Tenho pensado muito ultimamente sobre o que queremos dizer, mesmo na nossa língua materna, e nos "embananamos" para sermos claros o suficiente. Bom... não sei quanto a vocês, mas sou dona de fazer isso, faz parte da minha personalidade.

Estava eu num café quando fui fazer o pedido e não tinha o que eu queria. Comecei a ficar sem jeito, não sei por que, pois eu costumo me virar muito bem no inglês. Quando eu fui fazer o pedido assassinei a gramática: "I WANNA HAVE a muffim... ãhm... a blueberry chocolate muffim. No, no, just blueberry muffim".  Fiquei vermelha, gaguejei, ri muito. Galera, não se diz "I wanna have..." nesse contexto e eu sei disso. Bom, mas coisas assim acontecem quando ficamos sem jeito por algum motivo.

Hoje mesmo o cara que nos alugou a casa veio aqui pegar o $ do aluguel e eu fui falar com ele ver se ele ressarcia alguns itens que compramos para a casa. Ao abrir a boca comecei a ficar vermelha como só eu consigo. Gaguejei, obviamente, e muito. O cara é tão legal que começou a pôr a mão no bolso para pegar dinheiro, para ressarcir na hora! Fiquei muito constrangida pois imaginei que ele fosse descontar do aluguel... isso me deixou muito encabulada, mesmo se fosse em português eu gaguejaria, quem me conhece sabe. Foi engraçado para quem viu.

Além de alguns probleminhas que enfrento na hora de falar em inglês, preciso pontuar aqui a dificuldade (não mais probleminha) que enfrento ao entender irlandeses e alguns estrangeiros. Peço para repetir sempre que me sinto a vontade, mas no mínimo uma vez por semana eu converso com alguém sem entender  na-da! Somente palavras isoladas. E sempre digo "ok" "yeah, yeah". O pior é quando acontece no trabalho... tenho que inferir alguma tarefa que preciso fazer. Mas até que me viro bem.

Falando em entender inglês, tenho ido ao cinema. Como é bom =) Obviamente não entendo tudo, pois não tem legenda em inglês, mas pelo contexto e linguagem corporal me viro muito bem. Os últimos dois filmes que assisti foram Submarine e Limitless.





É sempre um desafio sair de casa e praticar a oralidade falando com as pessoas desconhecidas. Encontrar colegas "não-brasileiros" da escola e conversar muito. Tenho conversado muito com a galera do job, todos jovens, é mito legal falar de assuntos cotidianos como festas, trabalho, países, viagens... A maioria das pessoas com quem converso não são irlandeses, então se acostumar com diferentes sotaques é muito divertido. Já consigo identificar bem o sotaque romeno por exemplo. A Carol, minha roomate, tem uma colega francesa. O sotaque dela é lindo, adoro francês, e entendo bem. É muito divertido conversar com ela, ambas cometendo errinhos bobos de pronúncia. Tenho muitos colegas espanhóis, sotaque difícil, muito carregado. Já conversar com italianos é show, muitas palavras similares. Seguido trocamos ideias de palavras que esquecemos em inglês mas é possível entender pelas palavras cognatas de origem latina.

Mas estamos aí, estou na Irlanda justamente para aprimorar minha oralidade, e essas minhas primeiras semanas estão sendo boas. Só não digo ótimas porque tenho falado muito português diariamente na escola, casa, trabalho, rua, telefone, internet... etc... Mas pelo menos tenho opção, eu escolho a hora que quiser me afastar um pouco de brazucas e imergir geral da língua inglesa. A biblioteca do Ilac Shopping Centre toda semana oferece encontro de conversação em inglês, dizem que é bem legal, preciso começar a frequentar.

Enquanto isso eu pratico com meus filmes e conversas com colegas de escola e trabalho =) 

3 comentários:

  1. Menina... amei esses filmes. A trilha do primeiro deve ser tudooooo e o segundo: arrumou teu novo emprego:

    tráfico de capital simbólico

    uhuuuuuuuuuuuuu tu vai ficar milionária!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aneee, sim, o Submarine é maravilhoso. Ótimo para dar umas boas risadas e lembrarmos da nossa adolescência heehehe

    Sim, e quanto as pílulas do Limitless... nosssa, preciso começar a fabricar hahahha

    Bjo queri!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sofia!

    Muito legal seu blog, parabéns!
    Achei enquanto pesquisava sobre Dublin, pois pretendo ir muito em breve, e venho acompanhando há alguns dias...

    Gostei da sua escrita e das dicas da cidade, valeu!

    beijinhos

    ps. excelente dicas de filmes também! sou apaixonado por cinema... rs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário