28 março, 2011

Chá de imigração

Finalmente meu GNIB!!

Hoje fiquei 4h e 40 min na Imigração. Peguei a senha, 113 pessoas na minha frente O.o
Fiquei sentada por uma hora... descasquei meu esmalte vermelho da unha... tentei ler um jornal até dormir sem perceber... quase caí da cadeira porque estava quebrada e não tinha reparado... Também galera, depois de 8h de trabalho hoje e noite mal dormida dá nisso. Bom, dei uma caminhada na rua para descobrir meu bus que devo pegar amanhã, tomei café... voltei! Mais 3h de "diversão". Bueno, logo chegaram alguns amigos da Cannon House (que serão meus vizinhos logo, yay) e virou farra. Também encontrei um amigo, o Bilal, que sempre encontro em lugares burocráticos. Bom, para os interessados em vir para viver na Irlanda, leiam o texto pois contarei como é na imigração com detalhes:

Chega lá e pega uma senha, mas tem que mostrar alguns documentos (o extrato bancário e seguro saúde, só). Outra pessoa pode pegar por ti, desde que essa pessoa não vá pegar para ela logo em seguida, pois para pegar a senha não perguntam o nome no sistema, mas pode pegar mal ir duas vezes seguida e o cara da senha reconhecer. Então se tu quer pegar a senha cedo mas só pode chegar tardão, pede para alguém ir lá pegar (desde que tenha esses documentos, claro). Ah, os horários de atendimento são: seg a qui das 9h às 22h, mas a senha só é liberada até as 20h. E sexta fica aberto até as 16h, e acho que sábado não abre.

Depois que pegou a senha, espera toda a viiiiida. Bom, isso depende do dia, horário... Normalmente pouco antes das 20h é mais tranquilo... mas não garanto. Como disse, depende do dia. Tem cadeirinhas para ficar sentado. Beleza! Tira um cochilo, assiste uma televisãozinha, lê um jornal... Ah, e brasileiro é o que mais vai encontrar. Escutará português em todos os lados, ceeerto. Aguarda que chamarão teu número na telinha.

Quando mostarem teu número no telão, vá para o guichê que eles indicarem. Então mostra os documentos requeridos: seguro governamental, extrato bancário (ah, em inglês se chama statement), passaporte. A carta da escola para a imigração será enviada para a escola quando tu solicitar previamente lá. Após entregar os documentos para a pessoa, ela sairá por alguns instantes para tirar uma cópia, não é porque tem algum porblema, ok? (eu achei isso, haha). Ela devolverá os documentos e pedirá para tu te virar para uma câmera para tirar um foto para a carteirinha GNIB, portanto, vá bonitinha/o, e não como eu de cabelo preso seboso e rosto rosa por causa do calorão que estava. Depois da foto pode voltar ao teu lugar que em +- 20 minutos te chamarão para pegar essa carteirinha. 

Chamarão pelo teu nome e nacionalidade. É muito engraçado a forma do irishman pronunciar os nomes brasileiros. Chega no guiche 1 e assina atrás da carteirinha. Sorria, você está legalisada para estudar e trabalhar na Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário