26 março, 2011

Dia do Patricão

É galera, estou atualizando meu blog contanto as  minhas experiências aqui aos poucos, mas já está na hora de escrever um pouco sobre o Saint Patrick's Day.

St Patrick's Day (ou Dia de São Patrício no bom português ou dia do Patricão, para os íntimos) é o festival mais celebrado a Irlanda. O feriado acontece no dia 17 de março e celebra o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. 

Blá blá blá

Vamos ao que interessa: é um dia de desfile e de muuuita bebedeira e folia!! Isso ae, eu brinco que é um dia de carnaval mas sem a malícia toda que brasileiro adora. É um feriado nacional, portanto, o país inteiro celebra. Alguns lugares fazem feriadão, outros fecham a semana inteira. Já aqueles estabelecimentos que contam com a vinda dos turistas... ai pelo contrário, os funcionários trabalham mais ainda para atender às exigências de irlandeses e turistas. E como tem turista!!! As ruas viram uma torre de babel, nunca achei tão lindo caminhar nas ruas de Dublin nessa semana e no fim de semana depois do dia do Patricão.

O que o pessoal costuma fazer nesse dia
A partir do meio dia tem o desfile que percorre a O'Connell, dobra em algum lugar e acaba na Catedral de St Patrick. Eu assisti na frente da igreja, pois moro perto dali, já a maioria da galera (jovem principalmente) assiste na O'Connell, perto da Spire. Lá é mais muvuca, folia mesmo. Galera bebendo suas Guinness (ou Carlsberg, que as vezes é mais barata) e escondidinho. Onde eu estava era muita família, uns amores, todos muito patriotas. Criancinhas com rostos pintados com as cores da bandeira, chapéus, colares.. E adultos também, claro. Nunca vi tantas pessoas de verde juntas =). Como bons turistas e intercambistas, eu e meus amigos obviamente estávamos com nossas chapéus, camisetinhas verde e maquiagens. 

                                           Essa é a Catedral, estávamos bem em frente. 
                                           No outro lado tem um palanque com pessoas
                                           importantes, uii












                                        As minhas queridas flatmates, faltou os guris na foto.

O que rola nas festas
Após o desfile, a galera vai em peso para a região do Temple Bar, que é onde se concentra uma grande quantidade de pubs em Dublin. Galera na rua, muitos fantasiados (como exemplo um amigo que estava de super homem haha), bebendo escondido, pois a Garda, que é a polícia daqui, estavam apreendendo direto as bebidas alcoólicas. Isso tudo começa seguido do meio dia... como já mencionei antes em outro post, o pessoal começa a beber cedo aqui, então as festas não se prolongam tanto. Alguns decidem entrar em algum pub, outros (normalmente quem gosta de azaração ou economizar na bebida mesmo) preferem ficar na rua. Bom e o que eu fiz? Fiquei na rua até anoitecer (e sem beber, juro) e depois eu e meus amigos aqui de casa fomos fazer um tour pelos pubs. Entravamos nos pubs p/beber uma cerveja e então íamos a outro... E assim foi. Passei por uns 5 acho, não muitos... Tomamos só Heineken, que é muuuito boa.









                                  Amigos: Ex flatmates da Cannom House e as atuais flatmates

                                                                 Essa Garda...

É mais ou menos isso pessoal, se quiser saber mais coisas, deixe um comentário aqui :)
Até breve.

2 comentários:

  1. Oi Soft, estranhei sua sumida. Qdo der manda um email. Cara legal saber do Patricao! Curioso por duas razões primeiro, em detrimento a nós, são nacionalistas. 7 de set no Brasil não é mais como era qdo eu era pequeno; ver desfile, etc, é feriadão p/ ir a praia. ahah. Outra parte, mais estranha, é q todo mundo bebe na rua, mas nao pode.Nisso eles sao parecidos com nós ahahah. Gostei das fotos.bj

    ResponderExcluir
  2. Ate uma foto minha tem no seu blog, adoreeeei!...Ta mto legal diga-se de passagem, posso dizer o quanto eh util blogs com tantas informacoes importantes e interessantes como o seu! Bju - Alan - Vinhedo SP Brazil

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário