05 janeiro, 2011

Primeiro post

Esse primeiro post serve de apresentação das minhas atividades atuais “pré-viagem” e falar um pouco sobre como foram esses últimos meses antes de ir para a Irlanda.

Primeiramente, apresento a vocês o endereço do meu antigo blog que parei de atualizar em outubro de 2010 www.apropriamente.blogspot.com Ali encontrarão algumas reflexões bem introspectivas sobre minha vida nos últimos três anos.  No entanto, esse blog atual conterá informações acerca meu ano de 2011 em Dublin, na Irlanda e após isso, de volta ao Brasil.

Procurarei escrever sobre minhas novas experiências nessa nova cultura com pessoas diferentes de outras culturas que não somente irlandesa, ou mesmo européia.

Ainda no Brasil:

Minha decisão de planejar um intercâmbio na Irlanda aconteceu em julho, mas somente no final do ano que me envolvi nos procedimentos para a viagem, o que realmente efetivou os meus planos e pude dizer: estou indo morar um ano em Dublin. Essa minha decisão acarretou algumas mudanças na minha vida acadêmica e convívio familiar que admito serem bem difíceis de lidar (e que até agora estou ”processando”).

Enfim, o negócio é mudança! Ir em frente e evoluir para meu bem profissional (visto que sou estudante de graduação em Letras-Inglês e professora de inglês) e para meu bem individual de sustentação, percepção de responsabilidades e aprimoramento da minha percepção do mundo através do conhecimento de pessoas e de diferentes culturas.

Quando converso com meus amigos e família, percebo três diferentes níveis de atitude em relação a minha viagem: 1. Alguns estão tão ou mais empolgados que eu que chegam ao ponto de me mandarem recado perguntando a que pé está a coisa e desejam sucesso; 2. Outros, que algumas vezes esquecem que viajarei, não perguntam, mas quando falo algo, acham bacana; 3. Aqueles poucos que quando falo, pedem para não ouvirem sobre assunto: Irlanda.

O que quero dizer é que todos são meus amigos e sei que estão tanto felizes quanto tristes (assim como eu) pois esse sentimento dúbio é normal quando se fala em mudança. Aí vai minha dica as pessoas que pretendem fazer intercâmbio e não se animam se “desapegar” do país, amigos, família: sentimentos de amor pelos amigos, pai, mãe, namorado/a são infinitos e internos, não é a distância que mudará se esses sentimentos realmente forem verdadeiros. E ainda existe o skype e o MSN, que permitem que a distância diminua.

Então, que venha 2011 com tudo!
E irlanda que me aguarde