22 janeiro, 2011

Filmes sobre a Irlanda

A fim de me preparar para conviver com a língua ainda tão desconhecida para mim: Irish English - inglês irlandês, tenho assistido muitos filmes (em inglês e legenda em inglês, claro). Até agora só consegui assistir alguns e tenho outros na minha lista de espera. Ah, se alguém tiver sugestões, agradeço =) 

Um deles é o Leap Year (tradução literal: Ano Bissexto, tradução oficial brasileira: Casa Comigo), filme muuuuito bonitinho, um romance "a lá Hollywood" (prefiro filme europeu mesmo) mas é bom para relaxar e fantasiar um pouquinho com algum possível romance na Irlanda ;). E é melhor ainda para aprender um pouquinho o tal Irish accent (sotaque irlandês). 

Outra característica ótima do filme são as paisagens lindíssimas do interior da Irlanda. Quero conhecer tudo e depois conto para vocês como é a sensação de caminhar por lá.



Outro romance Hollywoodiano é o P.S. I love you. Esse é mais profundo e instigante para ver o que rola no campo emocional das personagens. Nesse filme, vemos algumas paisagens, já que não se passa totalmente na Irlanda, mas também nos EUA. A trilha sonora foi o que mais me encantou... e o um personagem (mas não o protagonista) nativo da Irlanda também me encantou, pois é interpretado por não menos que o charmoso e encantador Javier Bardem (uu-ii).




O primeiro filme (desses que já mencionei) que assisti foi o Once (Apenas uma vez), com cenas por toda Dublin, ótimo para conhecer a capital e claro, o sotaque, já que a maioria dos atores são irlandeses mesmo. Assim como PS I love you, baixei a trilha sonora e a-mei. Os atores principais são músicos na vida real, e isso que torna mais interessante de assistir. O filme é musical, mas não como esses hollywoodianos como Moulin Rouge, mas simples e intimista.



Um filme que assisti recentemente foi o Fifty Dead Men Walking (O espião). O sotaque é bem forte, mas como o filme se passa na Irlanda do Norte e ainda não consigo reconhecer o sotaque de nativos de Dublin  muito bem, não sei se é o mesmo sotaque da República da Irlanda. O filme é baseado na vida real de um cidadão irlandês, Marty McGartland, que se envolve com o IRA e ao mesmo tempo, servindo de espião no IRA, com a polícia britânica. Bem político. pois retrata uma realidade irlandesa, e muito interessante.


Ainda tenho a minha lista de filmes a assitir:
How about you?, Michael Collins, Becoming Jane, Dancing at Lughnasa.

E alguns para rever
King Arthur, The Count of Monte Cristo, My left foot.

Sugestões?


5 comentários:

  1. já que tu tá cinéfila te recomendo Hiroshima meu Amor , um clássico de Truffaut

    ResponderExcluir
  2. Assim não vale soft, os dois que eu ia te indicar tu já viu, hehehe, e siim o Casa comigo é riquíssimo em paisagens de lá neh? E o Once eu adoreeei, o Edu tb tem as músicas dessa banda, se não me engano... e eu vi tb o P.S. Eu te amo, mas nem lembrava q o cara era de lá...se eu souber de algum eu te falo certamente...beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    É legal de ver como uma viagem é mais q pegar um avião e tirar foto de pontos turísticos e p/ vc a sua viagem já começou :). C/ relação a filmes, nao posso ajudar mto. Mas gostei bte do trailer do Once, vou assitir, filme romântico inteligente/bem feito, parece.
    Boa sorte c/ os preparativos.
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Muito legal as tuas dicas, vou assistir a todos com certeza... tem um outro filme que não assisti ainda que é sobre uma família irlandesa que vive nos EUA e tem dificuldades, alguma coisa assim, típico drama hollywoodiano. O nome do filme é "Black Irish" (vi na programação do Telecine, tava esse nome mesmo). Acho que não tem paisagens e tal, fala mais sobre família, mas fica a dica se quiser conferir... Kisses da Maíra

    ResponderExcluir
  5. Amigos, obrigada pelas sugestões de filmes. Rafa, esse já assisti, mas "reassistirei", eu gostei. Livia e Maíra(assistirei tbm esse q tu sugeriu, parece interessante), assisti o "How about you", não tem tantas paisagens assim, mas dá p/entrar no climinha "Ilha verde", e também tem uns lances bem introspectivos, sobre como lidar com as pessoas em uma comunidade quando todos possuem problemas pessoais que dificilmente sçao compreendidos. Augusto, realmente, uma viagem envolve muito mais do que passear pela cidade. Muito interessante o quanto estou aprendendo sobre a Irlanda e sobre como ser uma estudante em outro país. Essa nova "identidade" que assumirei implica em muitas coisas importantes na minha vida, como independência, responsabilidade, mudanças de interesses... Estou muito contente. Bjão a todos e antes mesmo de viajar, já saudades =)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário